Alfabetização das crianças na idade certa é meta prioritária do Pacto pela Educação

Palavras-chave:
A alfabetização das crianças até os oito anos é uma das ações estratégicas do Programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação, lançado nesta segunda-feira (30/03), pelo governador Rui Costa, em Salvador.  Os prefeitos assinaram um termo de compromisso com o Estado, reforçando o regime de colaboração para assegurar que as crianças sejam alfabetizadas, com letramento, em língua portuguesa e matemática.
 
“Alfabetizar a criança na idade certa é uma garantia para seu sucesso em toda trajetória escolar. Precisamos avançar na qualidade da educação desde a fase inicial e durante todo o ciclo da educação básica, assegurando a todos o direito de aprender”, afirmou o secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto.

Veja também: 
Prefeitos destacam importância do Pacto pela Educação


Proficiência
Em apresentação no lançamento do programa, o secretário Osvaldo Barreto disse que, do total de 241.584 crianças matriculadas nas redes municipais, no 3º ano do ensino fundamental, 77% apresentam pouco domínio do sistema alfabético e baixo nível de correlação entre a fala e o desenvolvimento da leitura e da escrita. Os dados da Avaliação Nacional de Alfabetização do Inep/MEC também revelam que apenas 23% têm pleno domínio do sistema alfabético e proficiências de leitura e escrita consolidadas.
 
Em Matemática, 78% das crianças apresentam insuficiente domínio do sistema numérico e baixa capacidade de fazer ordenações, comparar e realizar operações simples. Apenas 22% têm pleno domínio dos sistemas numéricos e proficiências da leitura e escrita numérica consolidadas.



 
 
Números da educação na Bahia
 
- Rede Estadual
Total de estudantes: 934.097
Ensino Fundamental: 276.825
Ensino Médio: 582.170
Educação Profissional: 75.102
 
Redes Municipais
Total de estudantes Ensino Fundamental: 1.677.000

Notícias Relacionadas