Após atuação no Senado Walter Pinheiro reassume Secretaria da Educação do Estado

O secretário Walter Pinheiro (Sem Partido /BA) reassumiu o comando da Secretaria da Educação do Estado, nesta quinta-feira (19), após pedir exoneração na terça-feira (17), para reassumir o mandato de senador da República, para participar da votação do caso do Senador Aécio Neves e da elaboração de emendas parlamentares. Pinheiro votou pelo afastamento do senador mineiro. Depois desta agenda em Brasília, o secretário retoma às suas funções na Bahia e, nesta quinta-feira (19), participou do lançamento do projeto Escolas Culturais em Bom Jesus da Lapa.

Nos dias em que retomou ao mandato de senador, Walter Pinheiro participou da articulação, durante várias reuniões com os parlamentares da bancada baiana, da elaboração das emendas parlamentares ao Orçamento de 2018. Nas emendas de bancada, segundo Pinheiro, ficou decidida a destinação de recursos das emendas impositivas da Saúde para o custeio de várias policlínicas, além de prioridades para atender as áreas de infraestrutura urbana, hídrica e estradas, assim como ações que vão contemplar as universidades estaduais.
 
A área de infraestrutura de Banda Larga também foi pensada e será contemplada. “Uma das preocupações foi a atenção ao projeto de infraestrutura de Banda Larga para todo o Estado, o que vai beneficiar diversas áreas – da Saúde, passando pela Segurança Pública e Educação – o que vai permitir atividades como a da telemedicina, o monitoramento de ruas e nas escolas estaduais”, explicou.
 
Pinheiro também articulou atenção da bancada para atividades no Cimatec, instituição referência em Educação, Pesquisa e Inovação, localizada na capital baiana. “A proposta da bancada foi de dar suporte ao Instituto de Tecnologia à Saúde do Cimatec, que tem um trabalho de desenvolvimento e pesquisa com ampla capacidade de uso de novas tecnologias, e soluções para o combate às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti”, destacou Pinheiro.
 
Em relação às emendas individuais, o destaque foi para a Educação Básica e ações de apoio à estruturação e manutenção de unidades de Atenção Especializada em Saúde, assim como o de fomento às ações de pesquisa e extensão. Pinheiro também dedicou recursos para a área de desenvolvimento, infraestrutura urbana e hídrica, para atender diversos municípios baianos.
 
O prazo para a elaboração e apresentação das emendas parlamentares ao Orçamento de 2018 se encerra nesta sexta-feira, 20 de outubro.
 

Notícias Relacionadas