Arte-educação e diálogo com a comunidade têm protagonismo na agenda do Pré-Flin

Palavras-chave:
As atividades da agenda do Pré-Festival Literário Nacional, do Governo do Estado da Bahia, coordenado pela Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBA), se mantêm ao longo do mês de outubro com trabalhos educativos e culturais. A programação inclui jogos e brincadeiras com crianças e adolescentes de escolas estaduais e bate-papo dos projetos Conversando com a Sua História e Memória dos Bairros.
 
Na próxima quinta-feira (10/10), acontece um bate-papo com Maicon Douglas, vencedor da I Mostra Nacional de Feiras de Ciências, seu orientador Jorge Lucio Rodrigues das Dores e a agente de leitura da Biblioteca De Ítalo Vitória Benedita Dias. Ao final, serão distribuídos livros dos mais diferentes gêneros do Projeto Leia e Passe adiante.
 
"A gente quer que esses alunos se sintam inspirados de todas as formas possíveis a não só fazer o Enem, mas a acreditarem que podem. Eu tenho fé nisso", diz Maicon Douglas.
 
Na sexta-feira (11/10), a Biblioteca de Extensão (Bibex) da FPC vai ao Colégio Estadual Santa Rita de Cássia com contação de histórias; oficinas de artes; visita guiada à Biblioteca Móvel, com exposição do acervo formado por livros de literatura infanto-juvenil; e atividades de entretenimento cultural (jogos e brincadeiras).
 
Segundo a diretora da Biblioteca de Extensão, Rosemaura Conceição, na última atividade, uma das alunas da escola, não satisfeita com o final da história da atividade de contação, criou um novo final. "Isso foi muito legal pra gente perceber a importância do incentivo ao livro e a leitura, da educação e da cultura no processo de desenvolvimento da criança. Por isso, tem sido um prazer estar na pré-Flin."
 
Pré-Flin - Até novembro, o Pré-Flin promove diversas atividades junto à comunidade local. Em outubro, ocorrem bate-papos e atividades educativas com crianças e adolescentes das escolas estaduais da região; oficina de foto-poesia e Campanha Leia e Passe Adiante, com distribuição de livros nas escolas. Além do aulão pré-ENEM sobre a História da Bahia na História do Brasil para jovens pré-vestibulandos.
 
Flin é abreviação do Festival Nacional Literário (Flin): Diversas Leituras & Novos Caminhos - projeto realizado pelo Governo do Estado da Bahia e coordenado pela Secretaria de Cultura (SecultBA), através da Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBA).  O Festival conta com a parceria das secretarias de Administração (SAEB), através da Superintendência de Atendimento ao Cidadão (SAC); de Comunicação (SECOM); de Educação (SEC); de Meio Ambiente (SEMA); de Saúde (SESAB), através da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (HEMOBA); de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), através do Serviço de Intermediação para o Trabalho (SINEBAHIA) e da Superintendência  dos Desportos do Estado da Bahia (SUDESB); de Políticas para as Mulheres (SPM); de Promoção da Igualdade Social (SEPROMI); de Tecnologia e Ciência (SECTI); de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), através da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) e de Turismo (SETUR),através da Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia (Bahiatursa), além da Defensoria Pública do Estado da Bahia; da Empresa Gáfrica da Bahia (EGBA)do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB).
 
Programação:
 
Dia 10/10, das 14h às 15h30 -- Bate-papo do Conversando com a sua História, com Maicon Douglas, vencedor da I Mostra Nacional de Feiras de Ciências, seu professor orientador Jorge Lúcio Rodrigues das Dores e a agente de leitura da Biblioteca Comunitária De Ítalo, Vitória Dias, no Colégio Estadual Renan Baleeiro + sorteio de Livros do Projeto Leia e Passe Adiante, da DLL/FPC.
 
Dia 11/10, das 13h30 às 16h -- Atividade da Biblioteca de Extensão (Bibex) com contação de histórias, oficinas de artes, visita guiada à Biblioteca Móvel com exposição do acervo formado por livros de literatura infantojuvenil, e atividades de entretenimento cultural (jogos e brincadeiras), no Colégio Estadual Santa Rita de Cássia.
 
Dia 17/10, das 8h às 10h -- Projeto Memória dos Bairros: bate-papo sobre expansão urbanística do bairro de Cajazeiras desde sua criação, com Nelma Barbosa, com a arte-educadora e pesquisadora em estudos étnicos, no Colégio Estadual Ana Bernardes + oficinas de vídeo + apresentação do Duo -- Laboratório de Criação do BTCA + distribuição de livros do Leia e Passe Adiante.
 
 
MAIS INFORMAÇÕES:
www.instagram.com/flinoficial

Notícias Relacionadas