Aulas transcorrem normalmente nas escolas polo

As aulas para os estudantes do 3º ano do ensino médio em Salvador transcorrem normalmente nas 19 escolas polo distribuídas na capital baiana. Ao todo, mais de 22 mil estudantes retornam à sala de aula na mesma turma, turno de origem e horário regular de aula nesta segunda. A diferença está somente no espaço físico onde as aulas acontecem.

Acesse o sistema de consulta das escolas polo

“Consideramos que este primeiro dia de aula, para uma operação desta complexidade, foi muito bem-sucedido. As salas estão planejadas com professores e as aulas já fazem parte do calendário de reposição para o 3º ano de ensino médio”, disse o secretário da Educação Osvaldo Barreto.

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia também já trabalha para a volta das aulas do 3º ano nos municípios que ainda estão sem aulas. Em mais de 300 cidades do interior, as aulas transcorrem normalmente para todas as séries.

Aulões Enem - Além das aulas que ocorrem nos polos, os estudantes terão aulões para prepará-los para o Enem e vestibulares. No total, serão 384 aulões, em 13 bairros de Salvador e mais 11 municípios. Ao todo, serão trabalhados 32 temas nas áreas de matemática, linguagens, ciências da natureza e ciências humanas. O primeiro aulão Enem acontece na Escola Parque, na Caixa D´Água, em Salvador, na próxima quarta-feira (27/06).

Também serão disponibilizados, no Portal da Educação, conteúdo digitais complementares, relativos a todas as áreas do conhecimento. Os aulões vão acontecer em Salvador às quartas-feiras e sábados e, no interior, só aos sábados até o mês de outubro. “Vamos preparar os estudantes para diferentes áreas do conhecimento cobradas pelo Enem. Os temas foram selecionados a partir da avaliação das provas dos anos anteriores. Cada aulão desenvolverá dois temas”, destacou Osvaldo Barreto. Os aulões contarão com a participação de 500 a 700 estudantes. Todos os aulões realizados na Escola Parque, em Salvador, serão filmados e exibidos pela TVE Bahia e disponibilizados no Portal da Educação.

Programa de TV - Outra ferramenta de aprendizagem será o programa É Bom Saber, uma parceria da Secretaria da Educação com a TVE Bahia. O programa contará com 175 programas, com duração de 26 minutos, em formato de revista, sobre temáticas contemporâneas que dialogam com o Enem e o vestibular, articulado ao currículo e com abordagem interdisciplinar. O programa será apresentado por Jorge Portugal e engloba, também, 15 aulas-show em bairros populares de Salvador e cidades do interior.

Conteúdos digitais – Os estudantes da rede estadual vão encontrar no Portal da Educação uma importante ferramenta com conteúdos digitais complementares relativos a todas as áreas do conhecimento para aprofundar os estudos. Os conteúdos incluem videoaulas do programa Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EmiTec), módulos do Universidade para Todos disponíveis para download, atividades como simulados, textos e jogos (quiz), além de vídeos do programa de TV É Bom Saber. Acesse aqui os conteúdos digitais!