CEE celebra 170 anos de fundação

O Conselho Estadual de Educação da Bahia acredita que a Educação é construída com planejamento, ação, dedicação, história e memórias. Criado em 25 de maio de 1842, o primeiro do Brasil, sua trajetória é longa e decisiva e sua preservação, como patrimônio sócio-educacional do nosso Estado, é imprescindível.

No ano em que se comemora os seus 170 anos vemos que a história do CEE caminhou ao lado da história da evolução da Educação na Bahia e no Brasil, a partir do período imperial, início da República, se estendendo e se consolidando permanentemente frente aos desafios da contemporaneidade.

Conheça o site oficial do Conselho Estadual de Educação da Bahia

Ao longo da sua existência, suas atribuições variaram ao sabor dos regimes políticos e das leis que regulamentaram o processo educacional no país, tendo diversas designações, naturezas de composição e competências variadas, além de ilustres dirigentes.

Como órgão colegiado vinculado à estrutura da Secretaria Estadual de Educação, o CEE tem por finalidade precípua disciplinar as atividades educacionais no âmbito do sistema estadual, exercendo funções deliberativas, normativas, fiscalizadoras e consultivas. Além do Colegiado Pleno, o órgão é composto pelas Câmaras de Educação Básica, Educação Superior e Educação Profissional, e pelas Comissões de Direito Educacional, de Avaliação e de Educação de Jovens e Adultos.

Ao completar mais um ano de trabalho pela educação no Estado da Bahia, o mais antigo Conselho do país tem como parceiros inseparáveis a luta, a determinação, o conhecimento, a renovação e a ética. É uma referência para outros Conselhos de Educação do país e sempre concentrou esforços para uma ampla e efetiva participação no cenário nacional da educação com um trabalho ininterrupto de colaboração em todas as esferas de atuação. À luz das necessidades da sociedade brasileira, participa da formulação e do acompanhamento das políticas educacionais num grande esforço nacional no sentido de melhorar a qualidade da Educação, seu maior desafio.

Os 170 anos do CEE devem ser comemorados por toda a sociedade baiana e o trabalho desenvolvido e os serviços que o órgão presta devem ser amplamente divulgados através de um grande projeto de publicização de suas ações e de sua história. Suas nobres funções devem e precisam chegar ao conhecimento de todos.

A Educação é o caminho para o desenvolvimento e o CEE está entre as instituições que não apenas pensam, mas também agem nesse sentido. É a Educação que preserva o patrimônio cultural pessoal para que se transforme em legado cultural da humanidade, onde se configura a compreensão do mundo, da sociedade e de sua transformação.