Centros Juvenis de Ciência e Cultura discutem ações para potencializar cursos e oficinas ofertados

Palavras-chave:

Os gestores escolares dos nove Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC) da rede estadual de ensino participaram, nesta quarta-feira (17), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, de um encontro de alinhamento com as equipes do Projeto Ciência na Escola e Projetos para a Juventude. O objetivo foi potencializar, ainda mais, os cursos e oficinas oferecidos nos Centros Juvenis aos estudantes da rede estadual de ensino no turno oposto aos quais estão matriculados.

Na oportunidade também foi discutida a importância do estabelecimento de ações que viabilizem a implementação qualificada das definições da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e itinerários formativos nas escolas da rede estadual de ensino. O coordenador Executivo de Projetos Estratégicos da Secretaria da Educação do Estado, Marcius de Almeida Gomes, disse que a iniciativa também visa o atendimento de demandas e o planejamento dos CJCC a curto, médio e longo prazos.

“O encontro teve o intuito de acolher os gestores dos Centros Juvenis e fazer uma escuta sensível e, a partir daí, apontar algumas ações que estão em demanda e pensar para os próximos três anos como é que a gente olha para este projeto, que tem uma expertise importante nessa discussão do currículo do Estado. A ideia é a gente aproximar os projetos estruturantes em uma grande frente de aproximação para podermos socializar essa agenda”, explicou.

A diretora do Centro Juvenil de Senhor do Bonfim, Janair Borges, afirmou que o encontro foi muito produtivo. “Fiquei muito animada por participar dessa integração com outros projetos desenvolvidos pela Secretaria e perceber que existem outras formas de fazer educação com qualidade, a exemplo do trabalho realizado pelo Ciência na Escola. Além de sanar algumas dúvidas, também aproveitei para socializar nossa nova oficina ‘Cinemando’, na qual os estudantes fazem um estudo das obras literárias cobradas no ENEM, através do Cinema e da Literatura, com o intuito de prepará-los para o exame de forma mais lúdica”, revelou a gestora.

Sobre os Centros Juvenis - Iniciativa da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, os Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC) promovem a ampliação da jornada escolar e a diversificação do currículo dos estudantes. Nos centros são oferecidas diversas atividades culturais e de acesso ao conhecimento científico, como cursos e oficinas realizadas de forma lúdica em ambientes interativos. Além de Salvador, há Centros Juvenis em Barreiras, Vitória da Conquista, Jequié, Itabuna, Senhor do Bonfim, Feira de Santana, Irecê e Serrinha.

Notícias Relacionadas