Coleta de dados para Censo Escolar tem início dia 29

A partir de quarta-feira (29/05), os gestores escolares das redes públicas federal, estaduais, municipais e privadas devem informar ao Censo da Educação Básica de 2013 os dados sobre escolas, alunos, turmas e professores de todas as etapas e modalidades da educação básica. A coleta é realizada via Internet, por meio do sistema Educacenso do INEP/MEC. Os gestores têm até o dia 31 de julho para preencher e enviar as informações.

“De modo geral, as mesmas questões são respondidas todos os anos, mas o questionário sofre atualização para melhor atender às necessidades da sociedade e de ajuste das políticas publicas educacionais. Por isso, que no Censo de 2013, será Coletado o CPF dos profissionais da educação, professores e gestores com intuito de melhorar a qualidade do cadastro destes profissionais”, explica o Coordenador do Censo do Escolar da Educação do Estado da Bahia, Marcos Pinho.

O coordenador destaca que, este ano, também será enfatizada a Coleta das informações das ações complementares do Programa Bolsa Família, tais como o Programa Mais Educação (PME) e a informações referentes ao Número de Identificação Social (NIS) das crianças de zero a 48 meses de idade matriculados na rede pública ou conveniados de Educação Infantil. “Os gestores municipais precisam informar aos dados destas crianças, acatando uma solicitação do Programa Brasil Carinhoso, que foi concebido numa perspectiva de atenção integral. Especialmente no caso das crianças de zero a seis anos de idade, o programa envolve reforço de políticas ligadas à saúde e à educação”, ratifica Marcos Pinho.

Políticas educacionais - O Censo Escolar é o mais completo levantamento estatístico sobre a educação básica do Brasil, realizado desde 1991 pelo Inep. Os dados coletados são utilizados como subsídios para o planejamento e definição das políticas educacionais. É com estas informações que o Ministério da Educação gerencia programas como o Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), Alimentação na Escola, Programa do Livro Didático, Programa Brasil Alfabetizado, recursos diretos na escola e PDE. As informações declaradas também são usadas na composição das médias do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).