Comemoração dos três anos do SAC Educação

Na comemoração dos três anos do SAC Educação, nesta segunda-feira (15/10), Dia do Professor, o secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, visitou a unidade, no Instituto de Cacau, no Comércio. Professores presentes elogiaram a qualidade dos serviços prestados pelo órgão que, além de cuidar da vida funcional do servidor, passou a oferecer atendimento em serviços de saúde.

“É uma satisfação ver o sucesso do SAC Educação, unidade pensada e construída visando um melhor acolhimento e bem-estar dos professores e demais servidores da Educação. É uma ferramenta exitosa que conseguiu se tornar referência no atendimento público de qualidade, com perspectivas de ampliação, como ocorreu há dois meses, em Feira de Santana”, ressaltou o secretário Osvaldo Barreto.

O SAC Educação é uma parceria das secretarias da Educação e da Administração, a partir da experiência exitosa do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC). No período de três anos de funcionamento, conforme pesquisa realizada pela Rede SAC e tabulada pela Ouvidoria da Secretaria da Educação, foram efetuados cerca de 90 mil atendimentos, numa média de 150 por dia, “com 94% de satisfação entre os servidores”, segundo o ouvidor da Secretaria, Francisco Neto.

“Em geral, os relatos sobre o SAC Educação são muito positivos. As pessoas se sentem muito acolhidas por conta da estrutura e infraestrutura que conseguimos montar para atendê-las. Trabalhamos para que o atendimento e o resultado sejam exitosos”, afirma Elvira de Morais, coordenadora técnica do órgão.

Serviço de saúde – O SAC Educação, que já oferece atendimento em serviços de saúde nas especialidades de fonoaudiologia, psicologia, fisioterapia e serviço social, deverá abrir, ainda este ano, serviço de nutrição, segundo a coordenadora do Serviço de Saúde do SAC Educação, Regina Borges. O agendamento pode ser feito via telefone (3117-1434) ou pessoalmente, das 8h30 às 17h.

“O serviço de saúde do SAC Educação é uma ação inovadora para o professor que tem a oportunidade de um acolhimento individualizado e sigiloso, dentro de áreas específicas”, pontua Regina.

O serviço de psicologia, por meio de parcerias com instituições universitárias – UFBA, Faculdade Social da Bahia, FTC, Unime e São Bento, entre outras que farão parceria, a exemplo da Faculdade Bahiana de Medicina e Unijorge – oferece um suporte dentro das oficinas de psicologia, nas escolas. “O serviço vem aproximar mais o professor da proposta do programa, garantindo-lhe acolhimento em suas necessidades e sigilo”, afirma a psicóloga Aline Góes.

Além disso, de acordo com a assessora do programa de saúde do SAC Educação, Elisabete Dias, no setor de fisioterapia, está se fazendo um mapeamento e diagnóstico em todas as escolas para checar as condições do mobiliário e ambiente de trabalho, como estrutura física e acessibilidade. “Os dados estão sendo coletados e serão trazidos para o programa”, enfatiza.

Vida funcional – No SAC Educação, mais um compromisso do Governo da Bahia pela valorização e respeito aos servidores, especialmente aos professores, são tratados assuntos relacionados a sua vida funcional num ambiente adequado, com confiabilidade e agilidade da informação. No local, os servidores podem obter informações, dar entrada e acompanhar processos funcionais, como aposentadoria, abono permanência, adicional por tempo de serviço e licenças gestante e prêmio, entre outros.

Desde o último dia 29 de agosto, os professores da rede estadual da região de Feira de Santana também estão contando com o SAC Educação. O serviço está atendendo aos 27 municípios que compõem a Diretoria Regional de Educação de Feira de Santana (Direc 2). Junto ao SAC Educação de Salvador, são contemplados cerca de 40% dos servidores da Educação do Estado.

“O atendimento do SAC Educação é muito bom. Por conta do meu processo de aposentadoria, estive aqui algumas vezes e sempre tive um atendimento maravilhoso”, afirma a professora aposentada Terezinha Araújo Ávila. A servidora do Colégio Estadual Ruy Barbosa, em Salvador, Jussinea Neiva Almeida, também elogia: “Resolvi tudo que eu precisava. O atendimento, realmente, é ágil, muito bom”.