Conselho Estadual de Educação celebra centenário de Paulo Freire

Com o tema “Educação: um processo de transformação”, o Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE-BA) promoveu, nesta terça-feira (20), uma sessão solene em homenagem ao centenário de Paulo Freire. O evento on-line realizado em parceria com a Secretaria de Educação da Bahia e com o Instituto Anísio Teixeira (IAT) contou com a participação da professora e filha do educador, Fátima Freire, da diretora do Instituto Anísio Teixeira (IAT), Cybele Amado, e do secretário da pasta de Educação (SEC), Jerônimo Rodrigues.
 
Divulgação/ CEE-BA
O presidente do CEE-BA, Paulo Gabriel Nacif, abriu a sessão solene citando uma frase de Paulo Freire e exibiu um vídeo contando a história do educador. Ele focou no pensamento crítico apresentado pelo educador homenageado como diferencial para a educação. “Uma obra que tem como cerne o pensamento crítico, que traz Sócrates, Platão e Kant para a educação. Constata-se que todos querem e colocam o pensamento crítico - a capacidade de analisar as informações ao seu redor e decidir os melhores caminhos - como maior desafio da educação atual. Se você quer uma sociedade moderna, seja ela capitalista, socialista, socialdemocrata, você precisa do pensamento crítico para que se tenha a capacidade de escolha e de construção de um país, de um lugar diferente”, disse o professor Paulo, ressaltando que o Conselho Estadual de Educação considera o pensamento crítico como uma grande contribuição de Paulo Freire, como algo que deve ser uma estratégia de educação.
 
O professor Jerônimo Rodrigues, secretário de Educação do Estado da Bahia, apresentou a importância das obras de Paulo Freire em um ano tão difícil, principalmente para as áreas da educação. “Nesse momento, com as escolas do mundo inteiro fechadas ou semiabertas, em um ano onde, aqui no Brasil, já perdemos quase quatrocentos mil vidas e onde a democracia está sendo provocada, abalada. Onde os direitos das pessoas estão sendo colocados às avessas, teria que ser o Centenário de Paulo Freire para a gente interpretar, compreender e reler suas obras”. Em seu depoimento, o secretário Jerônimo apresentou os títulos que o educador agregou durante a vida e finalizou seu depoimento dando ênfase à importância da leitura e das obras de Paulo Freire. 
Cybele Amado, representando todos do Instituto Anísio Teixeira (IAT), homenageou o Educador e leu um trecho do livro “Pedagogia da Autonomia”, de Paulo Freire, em que mostra a importância de ensinar e aprender a escutar. A conselheira suplente e presidente da comissão das atividades em comemoração ao centenário de Paulo Freire, Nadja Maciel, parafraseou um texto sobre o homenageado para mostrar as atividades que serão apresentadas neste ano de centenário de Paulo Freire. 
 
A Conferência
A professora convidada e filha de Paulo Freire, Fátima Freire, iniciou contando um pouco sobre sua formação acadêmica e suas referências. Graduada em pedagogia pela PUC de São Paulo, em filosofia pela Universidade de Coimbra, em línguas romanas pela Universidade de Varsóvia e em psicopedagogia pelo Instituto Jaques Rousseau, a conferencista dedica-se atualmente à formação de professores, em que considera uma área fundamental na educação com grandes problemas e vazios. 
 
“Nós somos seres falantes e desejantes”, disse Fátima ao iniciar sua fala e apresentar sua visão sobre o processo de educação para a transformação, dando ênfase a importância de se tornar um ser pensante, tornando-se capaz de transformar-se enquanto pessoa. A professora Fátima contou sobre os desafios da educação na atualidade do país, dos professores dentro das salas de aula e da responsabilidade de falar sobre o seu pai, mostrando sua admiração e respeito pelo seu legado dentro da educação ao reforçar uma frase do educador: “Educar é um ato político”.
O encontro, que foi exibido pelo canal do CEEBahia no Youtube, encontra-se disponível para a visualização e foi acompanhado por professores, conselheiros e estudantes de todo o estado.
 
Fonte: ASCOM/CEE-BA

Notícias Relacionadas