Consulta Pública do PPA Participativo acontece na quinta-feira em Itapetinga

A plenária para consulta pública do Plano Plurianual Participativo (PPA-P) 2012-2015, no Território de Itapetinga, acontece na quinta-feira, 5 de maio. Este será o momento em que a sociedade discutirá as estrategias para o desenvolvimento sustentável, indicando as prioridades públicas dos 13 municípios do Território para os próximos quatro anos. O evento acontece no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, na cidade de Itapetinga, com a presença do secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, e de lideranças políticas, sindicais e comunitárias. Os encontros do PPA-P se estenderão até 27 deste mês, percorrendo os 26 Territórios de Identidade da Bahia.

O PPA-P é um plano utilizado pelo governo para apresentar à sociedade suas diretrizes estratégicas e ouvir o que a sociedade tem a dizer, quais são as suas necessidades, seus problemas e suas sugestões. A participação popular na construção do Plano Plurianual Participativo 2012-2015 está sendo viabilizada pelo uso de diversos canais de atendimento. Além das plenárias, o cidadão pode participar por meio da Internet, no site, pelo telefone da Ouvidoria (0800-284-0011), nos SAC’s e nos Centros Digitais de Cidadania (CDC’s), em todo o Estado.

O Plano Plurianual (PPA) é o planejamento do governo para quatro anos. Nele estão definidas as diretrizes, objetivos e metas que serão detalhadas posteriormente nas Leis Orçamentárias Anuais. Com este documento, o governo estabelece suas prioridades e prioriza como gastar melhor os recursos públicos.

A médio prazo, o PPA irá traçar o caminho para alcançar as metas previstas para o Plano de Desenvolvimento Bahia 2023, documento que tem um planejamento de longo prazo para a Bahia, tendo em vista a comemoração dos 200 anos de independência do Estado.

“O Plano de Desenvolvimento Bahia 2023 surge do entendimento que é importante que o governo saiba aonde pretende chegar nos próximos anos, para que o caminho a ser empreendido durante sua administração tenha um sentido, um eixo pré-estabelecido. Esse caminho se constrói pela fundamentação da análise de tendências e em valores com os quais o governo declarará os problemas a serem enfrentados, objetivando vencer os obstáculos interpostos entre a realidade atual e o futuro perseguido”, enfatiza o secretário do Planejamento, Zezéu Ribeiro. O PPA-P é coordenado pelas secretarias estaduais do Planejamento (Seplan), Relações Institucionais (Sedir) e Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir).

Compõem o Território de Identidade de Itapetinga, os municípios de Caatiba, Firmino Alves, Ibicuí, Iguaí, Itambé, Itapetinga, Itarantim, Itororó, Macarani, Maiquinique, Nova Canaã, Potiraguá e Santa Cruz da Vitória.

O quê: Plenária do PPA Participativo 2012-2015
Onde: Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães - Itapetinga