Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: institucional › Notícia › Cursos de qualificação profissional beneficiam merendeiras escolares
Cursos de qualificação profissional beneficiam merendeiras escolares
Publicado em sex, 02/03/2018 - 12:20 por Ascom/SEC
Palavras-chave:
Movidas pelo entusiasmo da inédita oportunidade de se qualificarem para melhor exercer a sua prática profissional, 150 merendeiras escolares participaram da aula inaugural dos cursos de Agente de Alimentação Escolar e Auxiliar de Nutrição e Dietética, na quinta-feira (1º), no auditório do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Empreende Bahia, em Salvador. A ação, que tem início no dia 9/3, é uma realização da Secretaria da Educação do Estado, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado e beneficia profissionais de das redes públicas estadual e municipal de Salvador e Lauro de Freitas.
Estiveram presentes ao lançamento dos cursos o superintendente de Planejamento Operacional da Rede Escolar, Frederico Gonçalves, representando o secretário Walter Pinheiro, e o secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues. Chamada para compor a mesa do evento, representando as merendeiras, Rosilene Marques, do Colégio Estadual Professora Noêmia Bastos, no bairro de Valéria, em Salvador, falou sobre a motivação que o curso irá proporcionar a todas. “Cozinha é inovação. Preparar alimentos é sinônimo de criatividade, experimentação e cuidado. Este curso chega para nos trazer mais qualidade profissional, o que é uma oportunidade ímpar, já que a nossa classe dificilmente tem essa chance. Só temos a agradecer e aproveitar as aulas”.
As merendeiras, que lotaram o auditório do CEEP, não escondiam a ansiedade para o início do curso que vai acontecer até julho, em encontros quinzenais. Maura Maria Oliveira, 56, cozinheira no Colégio Estadual Germano Machado Neto, no bairro de Marechal Rondon, na capital baiana, era uma delas. “Estou na maior expectativa porque quando nos qualificamos, mais chance temos de crescer profissionalmente. Meus alunos gostam da minha comida, principalmente do feijão tropeiro, mas quero melhorar ainda mais, fazendo para eles um alimento com mais qualidade nutricional”, disse, satisfeita.
O superintendente Frederico Gonçalves falou da importância de qualificar as merendeiras escolares. “Alimentação escolar é tratada pelo secretário Pinheiro como um tema de extrema importância. A ideia do curso, que deverá se espalhar por todo o Estado, é justamente qualificar os profissionais que lidam diretamente com o alimento para agregar mais qualidade ao alimento que chega aos estudantes”. O gestor destacou, ainda, que o material que será utilizado nas aulas (o livro “Mesa Farta no Semiárido – Receitas com produtos da Agricultura Familiar”, da nutricionista Neide Rigo) vai permitir a adequação dos alimentos à realidade de cada região, mantendo os índices nutricionais. “O uso dos itens da Agricultura Familiar é uma forma de respeitar a variação e disponibilidade de produtos de cada Território, com a proposta de cardápios que atendam aos requisitos nutricionais”.
O secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, ressaltou o ineditismo do curso e a importância da ação. “O governador Rui Costa participou do lançamento do livro da nutricionista Neide Rigo, em Uauá, e entusiasmado com a proposta do trabalho de valorização e aproveitamento dos produtos agrícolas regionais em receitas de alta qualidade nutricional, pediu que cuidássemos de multiplicar a tiragem para que todas as escolas da Bahia pudessem ter um exemplar. O secretário Pinheiro absorve isso, casando com a proposta de uma formação mais ampla, e decide pelo processo de formação das merendeiras. Além de ser um fato inédito a capacitação das merendeiras para a segurança alimentar, temos como destaque a utilização de produtos que trabalham com receitas territorializadas, dentro da estratégia estadual de se utilizar cada vez mais na alimentação escolar os produtos da Agricultura Familiar, proporcionando qualidade nutricional aos estudantes e gerando renda para esses trabalhadores”.
O curso e as receitas – Oferecido na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC), pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), o curso de capacitação para as merendeiras terá 400 horas e será realizado por meio de seis turmas, sendo cinco no CEEP Empreende Bahia, em Salvador, e uma no Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) do Baixo Sul, em Gandu. No final do processo, as cursistas concluintes serão certificadas. As aulas serão ministradas por professores que estão sendo capacitados nesta sexta (2) e no sábado (3), pela nutricionista Neide Rigo. Os cardápios serão montados baseados nos “ingredientes da roça”, como se brinca a nutricionista. O resultado são receitas regionalmente originais, como Ensopado de melancia com leite de coco, Doce de feijão, Salada de umbu com tomates, Sopa de macaxeira e Empanada de banana da terra com recheio de feijão, entre tantas outras peculiaridades.
Fotos: Cláudia Lessa
Notícias Relacionadas
-
Seleção Interna de Educadores - Divulgada resposta aos recursos da etapa da entrevista
-
IAT leva oficinas, jogos e atividades interativas para Encontro Estudantil
-
“Nossa missão está sendo cumprida”, avalia governador durante abertura do Encontro Estudantil da Rede Estadual
-
Iniciação Científica em foco no Encontro Estudantil da rede estadual
-
Secti promove oficinas e experiência de realidade virtual no Encontro Estudantil
-
SPM levará atividades lúdicas e informações do Projeto Oxe, me respeite nas escolas ao Encontro Estudantil, em Salvador
-
Encontro Estudantil: tem início a grande festa da Educação da Bahia