Dirigentes e educadores da SEC discutem o papel do gestor na construção de políticas públicas de equidade

A Secretaria da  Educação promoveu, nesta quinta-feira (17), um debate on-line com dirigentes e educadores do órgão e dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) sobre o papel dos gestores públicos da educação na construção de políticas públicas de equidade. O encontro virtual contou com a participação do professor Zilton Rocha, que já atuou como deputado estadual, vereador de Salvador e conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, falou da importância do debate sobre o assunto. "O nosso diálogo é fundamental para que possamos criar uma agenda voltada para políticas públicas de equidade na melhoria e qualificação da Educação, passando pelos agentes que fazem parte da rede de ensino. Uma construção que traga uma formação com maior sensibilidade e cidadania", afirmou.

O professor Zilton Rocha destacou a necessidade de ressignificar a educação. "Temos que mostrar aos estudantes que não existe uma verdade absoluta. Colocá-los para olharem nos olhos um do outro. Uma educação que o estudante seja o sujeito do aprendizado e protagonista da ação. E ressaltar que, para sermos universais, temos que valorizar a nossa localidade", disse.

O presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), Paulo Gabriel, ressaltou os desafios no fortalecimento de uma gestão democrática. "Temos um histórico escravocrata e da monarquia mais pura que está inserida na sociedade. E essas discussões nos dão a capacidade de refletir e seguir caminhos que fortaleça uma gestão democrática e que busque a equidade na construção das suas políticas públicas".

Segundo a diretora Maria Aparecida Chagas, do Núcleo Territorial de Educação de Barreiras (NTE 11), a ressignificação é fundamental no contexto da educação. "Gostei muito da fala que destaca sensibilidade à produção do conhecimento, rompendo o sentido de competição e exaltando a colaboração. Temos que pensar que tipo de mulher e homem queremos formar. Mesmo que sozinhos não formemos o indivíduo, temos uma ampla contribuição neste processo", analisou.