Ditadura militar em documentário na TVE nesta sexta-feira (2)

Palavras-chave:

Para resgatar a verdade sobre um período em que houve censura, perseguição política, retirada de direitos, tortura e assassinatos no Brasil a TVE exibe nesta sexta-feira (2), às 22h30, o documentário baiano “A noite escura da alma”. A obra mostra a ditadura civil-militar resgatando casos de tortura na Bahia, com grande parte dos depoimentos gravados no Forte do Barbalho, em Salvador, o mesmo espaço físico em que os protagonistas foram torturados. Entre eles Haroldo Lima, falecido em março deste ano, vítima de Covid-19.

O filme tem uma linguagem que mistura documentário e performances, sem utilização de imagens de arquivo. Os depoimentos revelam histórias pouco conhecidas da Bahia e seis pessoas performatizaram seus corpos no espaço que foi o maior centro de tortura do estado. Além de Haroldo Lima, o filme  ainda conta com os depoimentos de Juca Ferreira, Lúcia Murat, Emiliano José, Theodomiro dos Santos, Carlos Sarno e outros.

A Noite Escura da Alma não se limita à denúncia. O documentário faz uma reflexão aprofundada, desde as condições históricas que permitiram a tomada de poder pelos militares até os eventos que levaram ao retorno da democracia.

A produção é dirigida pelo baiano Henrique Dantas e já participou da Mostra Tiradentes, do Panorama Internacional de Cinema, do FAM, do Cachoeira Doc e recebeu prêmios no Festival de Vitória, no FICiP (Festival Internacional de Cinema Político) e no Festival de Bom Jardim. Foi também pré-selecionado pelo Festival de Cannes, no projeto Encontro com o Cinema Brasileiro.

Fonte: Ascom/IRDEB

Notícias Relacionadas