Documentário na TVE retrata história de luta do povo Tupinambá na Bahia

Palavras-chave:

O documentário “Caminhada Tupinambá - Em Memória dos Mártires do Massacre do Rio Cururupe” é um convite para conhecer a resistência do povo Tupinambá de Olivença, no sul da Bahia. Inédito na TV, o curta-metragem será exibido neste sábado (24), às 22h, na TVE, como parte das celebrações pelo mês de luta dos povos indígenas.

A caminhada é um momento de visibilização do primeiro povo indígena de contato com o homem branco, que há 521 anos luta por seus direitos. Partindo da Igreja de Nossa Senhora da Escada, em Ilhéus, a caminhada segue até o Cururupe, cenário da sangrenta “Batalha dos Nadadores”, em 1559. A intenção é honrar os ancestrais que ali morreram, por ordem do terceiro governador geral do Brasil, Mem de Sá, cujos corpos foram estendidos ao longo da praia do Cururupe, na tentativa de dizimar o povo Tupinambá, ainda no Brasil colônia.

Filmado durante a caminhada de 2017 e finalizado em 2020, o documentário é uma produção contemplada pelo Prêmio de Exibição Audiovisual, com apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Fonte: ASCOM/IRDEB

Notícias Relacionadas