Educação Integral aumenta tempo e espaços de formação escolar

 

 

 

 

Mais tempo e espaço para estudar, aprender e desenvolver atividades pedagógicas em contextos diversos como no futebol, coral, teatro e artesanato são apenas alguns dos aspectos que Erisson Souza de Jesus, 12 anos, estudante da 6ª série do Colégio Estadual Lêda Jesuíno dos Santos, no bairro do Engenho Velho de Brotas, em Salvador, vivencia na unidade escolar. “É muito interessante passar o dia na escola. Aqui eu estudo, me alimento bem e faço um monte de atividades. Chego em casa tão cansado que tomo meu banho e durmo, querendo que chegue logo amanhã de novo”.

O aluno está inserido no Programa de Educação Integral (ProEI), desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, que trabalha com a perspectiva de ampliar os tempos e espaços de formação escolar de modo a promover a formação humana integral do estudante. A proposta também é consolidar um currículo integrado a partir de experiências educativas, científicas, artísticas, culturais e esportivas, fortalecendo a relação da escola com a família e a comunidade.

O programa atende a estudantes do ensino fundamental II e médio, beneficiando 15 mil alunos em 59 unidades escolares na capital e no interior do Estado. A Secretaria da Educação realiza, ainda, em parceria com o Governo Federal, o projeto Mais Educação, que também leva a educação integral para, aproximadamente, 620 escolas, beneficiando 180 mil estudantes.

O Colégio Estadual Lêda Jesuíno dos Santos é um exemplo de como a ampliação da permanência diária de crianças, jovens e adolescentes na escola contribui para a formação integral do estudante. A unidade escolar busca efetivar a integralização do conhecimento e a ressignificação da importância social e institucional da escola na formação plena dos cidadãos.

 
"Tendo os meus filhos em tempo integral na escola, fico mais sossegada porque saio para trabalhar e sei que eles estão seguros, nas mãos de educadores, ocupados com atividades que contribuem para o seu aprendizado formal e crescimento pessoal”  - Jane Rosendo

“A Educação Integral é um programa espetacular porque, ao propor a ampliação da jornada escolar, cria possibilidades para uma nova organização curricular nas escolas públicas, promovendo, com isso, uma aprendizagem ampla, que integra os diferentes saberes”, considera Maria Inês Vasconcelos, diretora da unidade.

Além das atividades curriculares, como as aulas de iniciação científica e pesquisa, cidadania e participação estudantil, relações étnico-raciais, culturais e de identidade, educação ambiental, comunicação digital e uso de mídias, os alunos adquirem, também, novas rotinas comportamentais. “Criamos, por exemplo, a cultura do cuidado com a saúde a partir da reeducação alimentar. Os alunos entenderam a proposta e assimilaram a ideia da alimentação saudável”.

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