Educadores do CJCC conhecem experiências criativas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts

Vencedores do Desafio Aprendizagem Criativa Brasil 2018, o coordenador dos Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC), Iuri Rubim, e a vice-diretora do CJCC de Vitória da Conquista, Elmara Pereira de Souza, irão conhecer, entre os dias 06 e 13 de maio, o MIT Media Lab – Laboratório de Mídias do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, na cidade de Cambridge, Massachusetts, Estados Unidos. Além do MIT Media Lab, os profissionais irão conhecer outras experiências inovadoras envolvendo educação e criatividade.

A visita está sendo oferecida pela Fundação Lemann e o MIT Media Lab, que selecionaram 12 brasileiros para receber a Creative Learning Fellowship oferecida pelo Desafio Aprendizagem Criativa Brasil 2018. Das 213 propostas submetidas, 30 passaram para a fase final, e apenas oito foram selecionadas. As propostas foram avaliadas a partir de critérios de relevância, viabilidade, potencial de impacto, diversidade geográfica e inovação.

“A presença de dois representantes da Secretaria de Educação do Estado da Bahia nesse evento não apenas legitima a iniciativa dos Centros Juvenis, como reforça o caráter inovador das políticas atualmente em desenvolvimento e amplia a possibilidade de novas parcerias em prol da Educação da Bahia”, destaca Rubim.

Iniciativa de educação complementar da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, os Centros Juvenis de Ciência e Cultura visam ampliar o acesso da juventude baiana às temáticas contemporâneas, na perspectiva de consolidar a sua capacidade de fazer nexos interdisciplinares. Os CJCC são laboratórios de metodologias e práticas pedagógicas, nos quais os estudantes participam de forma totalmente voluntária: eles escolhem que atividades vão fazer e quanto tempo por semana vão se comprometer.

Existem hoje cinco Centros Juvenis de Ciência e Cultura na Bahia, nas cidades de Salvador, Senhor do Bonfim, Barreiras, Itabuna e Vitória da Conquista. Os dois primeiros fazem parte do Mapa da Inovação e Criatividade na Educação Básica, elaborado pelo Ministério da Educação em 2015. Há também outros três Centros em fase de implantação, nas cidades de Irecê, Jequié e Feira de Santana.

O Desafio Aprendizagem Criativa visa fomentar a implementação de soluções inovadoras – novas tecnologias, produtos e serviços – que ajudem a tornar a educação brasileira mais mão na massa, significativa, colaborativa e lúdica. Ele tem como objetivo identificar, conectar e apoiar indivíduos brasileiros – artistas, pesquisadores, educadores, desenvolvedores de tecnologia, empreendedores e tomadores de decisão – que possam ter um papel-chave no avanço de práticas de Aprendizagem Criativa, em escolas públicas (de Educação Infantil ao Ensino Médio) e ambientes de aprendizagem não formais de todo o Brasil.