Efetivação do Pacto com Municípios em Salvador é discutida entre secretários da educação

O secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, a convite da Secretaria Municipal da Educação de Salvador, se reuniu, nesta quinta-feira (31/10), com o secretário Jorge Khoury, na sede do órgão municipal, no bairro de Brotas. O objetivo do encontro foi discutir a efetivação do Pacto com Municípios pela Alfabetização em Salvador. O Pacto é um dos 10 compromissos do programa Todos pela Escola, visa promover a alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade e voltou a ter a adesão da capital baiana neste mês de outubro.

“Garantir a todos os estudantes da escola pública o direito de aprender é o grande desafio da Secretaria da Educação do Estado com o programa Todos pela Escola, que conta com o compromisso do Governo da Bahia, a adesão das prefeituras, a colaboração dos gestores, educadores e a parceria das famílias. Temos total interesse em um diálogo construtivo e em troca de experiências em relação aos projetos pedagógicos que têm como foco a escola”, afirmou Osvaldo Barreto.

Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação

Por meio do Pacto com Municípios, a Secretaria da Educação do Estado vai ceder para Salvador materiais pedagógicos vinculados ao projeto nas áreas de língua portuguesa e matemática, além de materiais de apoio pedagógico do Projeto Gestão de Aprendizagem Escolar (Gestar) e do Ciência na Escola, desenvolvidos por professores das escolas estaduais em parceria com universidades. O Pacto, hoje, abrange um total de 373 municípios, envolvendo mais de 143 mil estudantes.

Ainda no encontro, o secretário Osvaldo Barreto disse que há uma interdependência entre as redes de ensino, e a união das duas secretarias irá favorecer um resultado mais positivo na educação. “Acredito no somatório como um fator multiplicador. O que nos move é a responsabilidade no sentido de buscar uma articulação técnica e de recursos para a melhoria da educação na Bahia”, pontuou.

Troca de experiências – O secretário Jorge Khoury considerou importante a parceria com o Estado para que experiências e custos possam ser compartilhados, ajudando, desta forma, avançar a educação. “O secretário Osvaldo Barreto aceitou prontamente o nosso convite, e isso foi muito importante para nós. Ele trouxe a sua equipe, o que nos deixou muito felizes, e fez aumentar, ainda mais, a nossa responsabilidade na troca de experiências, visando a uma educação de qualidade para o município e para o Estado”.

Na oportunidade, o secretário Osvaldo Barreto apresentou os dez compromissos do Programa Todos Pela Escola, criado em 2009 pela Secretaria da Educação do Estado, com destaque para o Programa Gestão de Aprendizagem Escolar (Gestar), que estimula experiências em sala de aula que orientem práticas pedagógicas motivadas pelas necessidades dos estudantes, em 417 municípios e 914 escolas, o Programa Ciência na Escola, que busca promover a educação científica na rede estadual, e o Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec), que visa estimular as inovações e o uso das tecnologias pedagógicas em sala de aula.