Emitec recebe prêmio nacional pelo caráter inovador

O projeto Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec), da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, foi premiado, no dia 23 de setembro, com o 3º lugar na Categoria Inovação do Prêmio de Excelência ABED Pearson em EaD. A entrega foi realizada na cerimônia oficial de abertura do 18° CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, no Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís.

O EMITec se destacou por inovar na oferta de educação básica a distância na rede estadual, e por contar com sistemas diferenciados de avaliação para os estudantes, com atividades extraclasse baseadas no cotidiano de suas comunidades.

"Esse prêmio é importante para o reconhecimento do projeto e, com certeza, nos estimula a continuar aperfeiçoando o trabalho", afirma Letícia Machado, coordenadora do EMITec. Segundo ela, a oportunidade de comparecer ao evento criou a chance de realizar contato com outras instituições de ensino e trocar experiências. "Já recebi um convite para apresentar o nosso know-how em uma mesa-redonda, no dia 24 de outubro, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)", destaca a coordenadora.

Alternativa pedagógica – O EMITec atende, atualmente, a 14.649 estudantes, em 146 municípios. O projeto se constitui como alternativa pedagógica para articular para os alunos o que acontece no mundo com os acontecimentos regionais. Desta forma, em áreas longínquas, onde era remota a possibilidade de levar a oferta educacional, acontecem as transmissões de conteúdos educacionais em sala-estúdio, implantada no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador.

As aulas são transmitidas, via satélite, em tempo real, com mediadores em cada sala das escolas. Pioneiro na região Nordeste, o EMITec está de acordo com os princípios das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM), Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), Orientações Curriculares Estaduais para o Ensino Médio e o documento Princípios e Eixos da Educação na Bahia.

Notícias Relacionadas