Encontro de secretários de Educação é encerrado com seminário sobre a Base Nacional Comum Curricular

Fotos: Claudionor Jr. - Ascom/Educação
Um seminário sobre a Base Nacional Comum Curricular encerrou a programação do encontro de secretários estaduais e municipais de Educação, que ocorreu nesses dias 25 e 26 de abril, em Salvador (BA). Aos gestores, foi apresentado um histórico da construção da BNCC e o status de sua implementação nos estados e municípios, além dos próximos passos que serão realizados em regime de colaboração.

A professora Kátia Smole, que já comandou a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, foi uma das ministrantes do seminário. Ela destacou que entre as principais tarefas para 2019 está a Formação de Professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental à luz da BNCC e dos novos currículos, além da construção dos currículos do Ensino Médio.

De acordo com a presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), Cecilia Motta, a intenção do seminário foi nivelar os secretários em relação às ações de implementação da Base Comum. “Como houve muitas mudanças na gestão dos estados, precisávamos desse momento para que os novos gestores tomassem conhecimento de todo o processo de construção que foi feito em regime de colaboração com os municípios”.

Já o secretário de Educação do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, destacou que "a implementação da BNCC em regime de colaboração é um dos temas estratégicas da Agenda da Aprendizagem, documento norteador das ações conjuntas dos secretários municipais e estaduais pelos próximos dois anos. E nós estamos aqui para reafirmar o nosso compromisso de continuar esse trabalho”.

O seminário sobre a BNCC foi promovido pelo CONSED, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e o Movimento Pela Base, organização não governamental de profissionais da educação que atua desde 2003 para facilitar a construção da BNCC. O grupo promove debates, produz estudos e pesquisas com gestores, professores e alunos e investiga casos de sucesso em vários países.

Sobre a BNCC
A Base Nacional Comum Curricular estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Seu principal objetivo é ser a balizadora da qualidade da educação no país por meio do estabelecimento de um patamar de aprendizagem e desenvolvimento a que todos os alunos têm direito.