Encontro debate aspectos socioemocionais na educação integral com professores da rede estadual

Professores, gestores e coordenadores da rede estadual de educação participaram, nesta terça-feira (22/7), da abertura do II En­contro de For­mação de Pro­fes­sores do Pro­grama de Edu­cação In­te­gral (ProEI). O evento, que segue até quinta-feira (24/7), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Av. Paralela, em Salvador, discute questões voltadas às habilidades socioemocionais, o seu lugar na for­mação hu­mana in­te­gral e sua im­por­tância para o pro­cesso de en­sino e de apren­di­zagem.

Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação

Desenvolvido pela Se­cre­taria da Edu­cação do Es­tado da Bahia, o ProEI busca efe­tivar a in­te­gra­li­zação dos di­versos pro­gramas de Edu­cação In­te­gral. “A po­lí­tica da Edu­cação In­te­gral para o en­sino fun­da­mental II e para o en­sino médio da rede es­ta­dual está sendo consolidada a partir da am­pli­ação dos es­paços e tempos de for­mação dos es­tu­dantes na es­cola. E é fundamental sempre pensarmos no projeto de forma solidária e colaborativa”, destacou a superintendente de Desenvolvimento da Educação Básica da Secretaria da Educação do Estado, Amélia Maraux.

O evento também contou com a presença da superintendente de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional da Secretaria da Educação, Eni Bastos, do psi­có­logo e pro­fessor da Uni­ver­si­dade Fe­deral de São Paulo, Thiago Strahler Ri­vero, e da gestora do Programa de Educação Pública Inovadora do Instituto Inspirare Heloísa Mesquita. Os dois últimos compartilharam com os participantes do se­gundo mó­dulo for­ma­tivo suas experiências ligadas à re­for­mu­lação nas con­cep­ções e pres­su­postos teó­ricos sobre o de­sen­vol­vi­mento hu­mano nos pro­jetos po­lí­tico-pe­da­gó­gicos das es­colas de edu­cação in­te­gral.

“O nosso desafio é entender que a formação humana não pode constar, dentro dos seus parâmetros, apenas a cognitiva, a acadêmica, o desempenho do aluno na escola, as notas, as faltas na caderneta. Temos que ter uma visão integral. Dentro da psicologia educacional, estamos falando em avaliar e poder ajudar no desenvolvimento das habilidades físicas, emocionais, morais”, disse Thiago Strahler Rivero.

Tempo prolongado – A professora Marta Leal, do Colégio Estadual Pedro Calmon, localizado em Salvador, considera relevante as formações, especialmente pelo objetivo do ProEI de estender o tempo dos estudantes na escola. “Isso beneficia as famílias, que passaram a se envolver com o programa e se sentem tranquilas por saberem que seus filhos estão no ambiente escolar”, disse.

A docente Valdenísia Quinto, do Colégio Gilda Ramos dos Santos, do município de Jitaúna, afirma que tem o objetivo de aprimorar a educação por meio do proEI. “Esse projeto de Educação Integral busca a qualidade no ensino, minimizando as dificuldades que o aluno encontra na aprendizagem, bem como ampliando o seu conhecimento geral e de entendimento de vida”.