Encontro discute Formação dos Profissionais da Educação Básica

Foto: Claudionor Jr. Ascom/Educação

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia promoveu, nesta terça-feira (29), um encontro com todos os gestores dos 27 Núcleos Regionais de Educação, no Grand Hotel Stella Maris, no bairro de Stella Maris, em Salvador. Este é o segundo encontro do secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, com os gestores regionais para discutir ações estratégicas para a educação pública no Estado. Uma das principais pautas é a nova proposta de Política Estadual de Formação e Desenvolvimento dos Profissionais da Educação Básica da rede pública estadual, que está sendo construída via Instituto Anísio Teixeira (IAT), órgão vinculado à Secretaria da Educação do Estado, que tem entre suas competências a formação de recursos humanos na área de Educação.

A proposta de Formação e Desenvolvimento dos Profissionais da Educação Básica visa garantir avanços na qualidade da Educação Básica, através do cumprimento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação e do Decreto nº 8.752, que trata da Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica.

Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação
Para Pinheiro, esta política ampliará a formação dos professores, com a participação de todas as universidades públicas na Bahia e dos Institutos Federais de Educação, em um processo de parceria que já está em andamento. Além disso, o secretário destacou que cada escola deverá ser contemplada com a formação promovida pelo IAT, além de contar com coordenadores pedagógicos, otimizando o processo educacional, fomentando a inovação e o empreendedorismo estudantil.

“Não há transformação na Educação sem contar com o professor. A valorização e o reconhecimento do educador, por meio de estímulos à sua formação, estão entre as prioridades da nova política para a Educação Básica, cujas ações devem ser implantadas já a partir de 2017. Parto do princípio de que as questões relativas à mudança na Educação devam estar ligadas ao envolvimento do aluno na escola e o professor, através de sua conduta, é a figura que melhor poderá estimulá-lo”, afirma Pinheiro.

O diretor-geral do IAT, Severiano Alves, também enfatizou que, para melhorar os índices educacionais, é preciso estimular e preparar os professores. “Em razão de o governador Rui Costa ter a educação como bandeira número 1 de toda a administração e o IAT ser responsável por requalificar professores para a Educação Básica, o Governo do Estado também deve auxiliar as prefeituras a qualificar professores para a Educação Infantil”.

Para o superintendente de Políticas para a Educação Básica, Ney Campello, a participação dos educadores no desenvolvimento da política reafirma o tom democrático entre Governo e profissionais da Educação. “Se a gente fortalece e ouve a escola, gestores, professores e estudantes, enriquecemos o processo de elaboração da Secretaria. E isso retorna em forma de serviços mais qualificados para toda a rede”.

A diretora de formação de professores do IAT, Luciana Bloisi, acredita que é primordial que educadores de todas as partes do Estado contribuam com sugestões, já que cada região tem as suas peculiaridades. “Um dos princípios adotados por nós, na estruturação deste projeto para 2017, é a questão da interculturalidade, levando em consideração o que é importante na cultura e no cotidiano escolar. Desta forma, o saber se torna mais atrativo”, afirmou.

A supervisora pedagógica do Gestar, professora Rosana Reis Rios, considera que participar do processo de construção da política abrirá oportunidades à categoria. “É um lugar de voz e vez do professor. Consideramos de suma importância porque é preciso empoderar o professor, oferecer novas possibilidades e ampliar seus horizontes conceituais”, opinou.

O dirigente do NRE 25 (Senhor do Bonfim), Helder Amorim, ressaltou a importância do alinhamento do trabalho que vem sendo desenvolvido. “Estamos aqui discutindo o plano de formação dos professores e as ações que vão ser desenvolvidas e isto é fundamental para avançarmos na qualificação dos professores, que passam a ter mais motivação e, consequentemente, melhora o ensino da Educação Básica”.