Encontro internacional Virtual Educa foi realizado pela primeira vez na Bahia

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O XIX Encontro Internacional Virtual Educa 2018 foi organizado pelo Governo do Estado da Bahia, em parceria com a Secretaria Geral da Virtual Educa, para promover a inovação na Educação. O evento, que pela primeira vez foi realizado numa escola, o ICEIA, apresentou políticas e práticas no campo da Educação e da formação profissional, visando o desenvolvimento humano e a inclusão social na região da América Latina e do Caribe. O tema dessa edição, realizada pela primeira vez na Bahia, foi “Educação para Transformar a Sociedade em um Espaço Único Multicultural”.
 
A programação foi dividida em dois eixos com distintas programações e públicos-alvo. O primeiro configurou-se em um espaço pedagógico para educadores apresentarem trabalhos voltados à arte da inovação na Educação e uma oportunidade para docentes, gestores escolares e especialistas atualizassem metodologias e práticas de ensino, bem como trocassem experiências em oficinas e conferências com especialistas da América Latina, do Caribe e da  África. Já a área da exposição internacional “Educação, Inovação e TIC” reuniu produtos, serviços e modelos de boas práticas em educação.
 
O segundo eixo foi o Fórum Global sobre Educação e Inovação, voltado para responsáveis de governos e instituições internacionais. A proposta foi debater a Educação no século XXI, em particular a inovação como um eixo estratégico para promover a transformação social, a educação de qualidade e o desenvolvimento sustentável. Durante o fórum, foi apresentada a iniciativa Pense Azul, desenvolvida pela Virtual Educa em colaboração com o Banco Mundial.
 
Durante o evento, cerca de 29 mil visitantes, entre estudantes, professores, pesquisadores e escritores do Brasil, da América Latina e da África, participaram de fóruns, palestras e mais de 65 oficinas realizadas dentro da temática da Educação no século XXI e sua interface com a inclusão, a diversidade, o meio ambiente, a inovação, a tecnologia e a formação docente. Estudantes da rede estadual também protagonizaram a apresentação de mais de 400 projetos de iniciação científica, que impressionaram o público pelo baixo custo e grande relevância social. Estes projetos estão reunidos na publicação ‘Práticas para Compartilhar’, disponível no Portal da Educação.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A realização do Virtual Educa na Bahia marcou também a reinauguração do antigo ICEIA, que se tornou o Centro Estadual de Educação Profissional, Formação e Eventos Isaías Alves. Com uma área total de, aproximadamente, 29 mil metros quadrados, cinco pavilhões e 45 salas de aula, o antigo Isaías Alves (ICEIA) completou 182 anos de fundação, em 2018. A reforma priorizou a estrutura de concreto (vigas, pilares e lajes) e incluiu a recuperação de toda a cobertura (telhados), bem como a substituição de pisos das salas e em outras áreas, com cerâmicas de alta resistência.
 
A reforma contemplou, ainda, os sanitários, os vestuários, as quadras, o ginásio de esporte, a piscina, a restauração das esquadrias (madeira e metálica), a troca de toda a parte elétrica e reparos na hidráulica, além de pintura interna e externa total. A reestruturação vai além da parte física, pois o ICEIA terá novo papel pedagógico na formação dos estudantes e na integração com a comunidade. O espaço já está abrigando formação de professores e ampliará a oferta de cursos técnicos de nível médio. A proposta é que também sejam instalados, na unidade, uma fábrica-escola do espetáculo e um restaurante-escola para ampliar a formação técnica dos estudantes.
 
Para o diretor Ítalo Costa, do Centro Integrado Oscar Marinho Falcão (CIOMF), localizado em Itabuna, o Virtual Educa ampliou os seus conhecimentos sobre novas metodologias de ensino com o uso de tecnologias. “Além das palestras, fóruns e conferências, eu participei das oficinas. Uma das que mais gostei foi a da Lego Education, porque tivemos contato com outras tecnologias, diversos projetos desenvolvidos e novas ideias que irão enriquecer o meu trabalho na escola. A troca de informação é muito útil, tanto dos outros que trazem para a gente quanto, também, de nós que levamos para os outros, pois a interação em si produz novas possibilidades de implementação tecnológica”, destacou o gestor.
 
As estudantes Máiran Mendes, 16, e Maírian Jesus, 18, do Colégio Estadual Luiz Navarro de Brito, localizado em Amélia Rodrigues, afirmaram que o Virtual Educa foi uma grande experiência em sua vida. Elas apresentaram um dos 240 projetos de iniciação científica, durante a 7ª edição da Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (FECIBA). “Viemos do interior apresentar o nosso projeto ‘Fisioterapia e reabilitação da faculdade de motores (exoesqueleto acessível)’ e ficamos muito felizes com a receptividade à nossa pesquisa”, revelou Máiran Mendes. Sua colega de projeto, Maírian Jesus, acrescentou que “esse reconhecimento que tivemos é muito estimulante porque mostra que estamos no caminho certo e nosso projeto visa contribuir com o bem-estar das pessoas que não têm condições financeiras para arcar com sessões de fisioterapia”.

Notícias Relacionadas