Encontro reúne Conselhos de Educação com temática sobre Anísio Teixeira em Caetité nesta quinta (28)

Com o tema 'Educação na Perspectiva Democrática’ e compondo a programação da Caravana Anísio Teixeira, a XX edição da Reunião dos Conselhos de Educação da Bahia acontece nos dias 28 e 29 de novembro, no Auditório da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Caetité, Sudoeste da Bahia. A expectativa é reunir cerca de 200 integrantes dos Conselhos Estadual e Municipais de Educação de todo o Estado para debater temáticas contemporâneas, evidenciando o pensamento de Anísio Teixeira, bem como a celebração dos seus 120 anos de nascimento em 2020.

Para a presidente do Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE/BA), Anatércia Contreiras, os conselheiros discutirão as ações atinentes às relevantes pautas da educação no estado da Bahia. “O Brasil ainda se depara com o desafio de instituir o que este educador, Anísio Teixeira, já preconizava na primeira metade do século XX: uma educação pública, laica, integral e obrigatória”, acrescenta Contreiras.

O credenciamento acontece às 8h30min, na quinta-feira (28), com duas mesas de debates: 'O Legado de Anísio Teixeira' e '120 anos de Anísio Teixeira: Desafios para a Educação Democrática na Bahia’. Na sexta-feira (29), os conselheiros participam da Reunião com a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme Bahia).

A XX Reunião dos Conselhos de Educação da Bahia, promovida pelo CEE-BA, em parceria com a Uncme, conta com o apoio da Uneb e do Ministério Público da Bahia (MP/BA).

Caravana Anísio Teixeira
Como parte das comemorações aos 120 anos de nascimento de um dos mais renomados educadores baianos, Anísio Teixeira (1900-1971), a Secretaria da Educação do Estado (SEC) realiza, de 26 a 28 de novembro, a primeira etapa da Caravana Anísio Teixeira. A caravana integra a ampla programação que está sendo desenvolvida desde o último mês de julho e seguirá até julho de 2020, pelo projeto “2020: Ano Anísio Teixeira”, que visa resgatar a memória e obra histórica, filosófica, pedagógica e política do educador. Nesta primeira etapa, a caravana está se deslocando de Salvador para Caetité, cidade natal do educador, passando por Jequié e Vitória da Conquista, com descerramento de placa, apresentação cultural e lançamento do livro “Menino Movimento”.