Escolas da rede estadual de ensino ganham mais autonomia na gestão de recursos financeiros

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O ano de 2014 marca a conclusão do processo de automação em todas as escolas da rede estadual, iniciativa inovadora que teve início em 2012, com o Decreto Estadual nº 13.745. O documento estabelece que a movimentação dos recursos do Fundo de Assistência Educacional (Faed) deve ser feita por meio eletrônico, conjuntamente pelo gestor da unidade escolar e pelo tesoureiro da comissão executiva do Faed. Desta forma, o gestor pode, por exemplo, realizar o pagamento de despesas e consultas de saldos e extratos via Internet.

“Antes os pagamentos dos fornecedores só podiam ser feitos por meio do cheque, e o gestor precisava se deslocar até a agência bancária para retirar o seu extrato presencialmente. Hoje, a unidade escolar ganhou mais ferramentas para fazer os pagamentos, de qualquer computador”, explicou o analista técnico da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Vinícius dos Santos Dominguez. Com a mudança, os pagamentos podem ser feitos, também, por transferência eletrônica e boleto bancário.

De acordo com Vinícius, a iniciativa reflete de modo significativo na gestão financeira das escolas. “Com a mudança, nós teremos uma desburocratização do sistema e, consequentemente, a celeridade dos processos de pagamento e prestação de contas”, contou o analista técnico, esclarecendo que as movimentações só podem ser feitas em conjunto, com a autorização do gestor da unidade escolar e do tesoureiro do Faed.

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