Escolas de Dias d’Ávila receberam a visita do secretário Walter Pinheiro neste domingo

O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, percorreu junto com uma equipe técnica da secretaria escolas da rede estadual e anexos localizados em colégios municipais do município de Dias d’Ávila, na Região Metropolitana de Salvador, neste domingo (23). Pinheiro esteve no Colégio Estadual Doutor Luis de Moura Bastos e seus três anexos, além da Escola Municipal Luis Sandes, que funciona num prédio cedido pelo Estado.

“Nossas visitas a estas escolas de Dias d’Ávila são no sentido de buscar reestruturar a parte física e a oferta de cursos, buscando ouvir os gestores, para realizar as modificações necessárias a partir daquilo que coletamos na ponta. Aqui, por exemplo, o desafio pautado para a Secretaria é organizar o Colégio Doutor Luis de Moura Bastos em uma única área, além de prover uma infraestrutura capaz de ofertar ensino de qualidade em todo o município, com a reestruturação da nossa rede”, avaliou Pinheiro.

Segundo a diretora do Colégio Doutor Luis de Moura Bastos, Zaira Isabel Carvalho Brito, esta foi a primeira vez que a unidade escolar recebeu a visita de um secretário. “Fiquei impressionada com a visita. Primeiro porque esta escola fundada em 1944 nunca recebeu um secretário. Depois, porque ele teve a atenção de percorrer as instalações de todos os anexos e nos ouvir, junto com sua equipe, buscando compreender a realidade de nossa comunidade escolar para propor melhorias e modificações”, disse.

Em um dos anexos visitados, localizado na sede do município, Pinheiro dialogou com jovens do Clube de Desbravadores, que trabalham com a educação cultural, social e religiosa de crianças e adolescentes situadas na faixa etária entre 10 e 15 anos e utilizam a estrutura do anexo nos finais de semana para promover encontros e reuniões. O secretário também esteve no anexo Entroncamento, que funciona no turno noturno na Escola Municipal Laura Folly, e no anexo localizado na Escola Municipal Altair da Costa Lima.

Durante a visita, o secretário e a equipe foram também recepcionados pelo jovem egresso da Educação Profissional, que trabalha no Colégio Doutor Luis de Moura Bastos, Luis Claudio de Lima Carvalho, 20 anos, que foi contratado como auxiliar de técnico de logística, através do Programa Primeiro Emprego. “Este programa é maravilhoso porque nos oferece a chance de entrar no mercado de trabalho, neste momento de crise nacional. Muitos alunos têm dificuldade de encontrar o primeiro emprego pela falta de experiência e o mercado é muito exigente, não bastando apenas a formação mas também a comprovação da prática”, destacou.