Estado apresenta Educar para Transformar para conselheiros municipais de educação

Foto: Edson Rodrigues - Conselho Estadual de Educação

O Programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação foi apresentado na noite deste domingo (04), durante abertura da XVI Reunião Conjunta do Conselho Estadual com os Conselhos Municipais de Educação, realizado até esta terça-feira (6), pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), em Jacobina.

Na abertura da XVI Reunião Conjunta do Conselho Estadual com os Conselhos Municipais de Educação, o secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, apresentou dados da Avaliação Nacional da Alfabetização 2014 (ANA). São indicadores sobre a alfabetização nas escolas públicas, com o desempenho dos alunos do 3º ano do ensino fundamental em Língua Portuguesa (leitura e escrita) e Matemática. A pesquisa da ANA aponta que mais de 70% das crianças até os oito anos na Bahia ainda não dominam a leitura.

“É fundamental atuarmos juntos para melhorar a educação na base", secretário Osvaldo Barreto

“A Bahia precisa superar esta realidade e o caminho é a colaboração entre o Estado e os municípios”, afirma o secretário Osvaldo Barreto, lembrando que os municípios são responsáveis por 13 anos da vida escolar das crianças. “É fundamental atuarmos juntos para melhorar a educação na base, pois só assim podemos assegurar o sucesso no percurso escolar dos nossos estudantes”, ressaltou. O secretário falou, ainda, sobre o Educar para Transformar – um Pacto pela Educação, que tem a adesão de mais de 300 municípios, no regime de colaboração com o Estado, pela melhoria da educação pública.

Mais de 120 municípios estão representados, no encontro, por secretários municipais de Educação, presidentes de Conselhos Municipais, diretores de escolas, estudiosos e gestores da educação. Este ano, o tema principal das palestras, oficinas e debates é a Universalização e Qualidade da Educação Básica. “Esta é mais uma oportunidade para se estreitar laços entre o Conselho Estadual e os diversos setores que atuam de forma prática na educação. Colocamos o CEE/BA à disposição da educação de nosso Estado, oferecendo conteúdos e buscando responder a dúvidas vindas de todas as cidades da Bahia", comenta a presidente do CEE/BA, professora Ana Maria Silva Teixeira.

O prefeito de Jacobina, Rui Macedo, destacou que, “apesar dos altos investimentos realizados na educação nos últimos anos, os indicadores educacionais ainda estão a desejar”. Ele falou da necessidade da união de todos os segmentos e poderes públicos. “Precisamos ver, em cada um de nós, representantes dos municípios e Estado, uma luta permanente para saber o que fazer para melhorar a educação”, acrescentou.