Estado e Municípios firmam parceria com Ministério da Defesa

O Governo do Estado e mais 14 municípios baianos firmaram, nesta terça-feira (29), uma parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério da Defesa, para adesão ao Projeto Rondon, que visa a somar esforços com as lideranças comunitárias e com a população, a fim de contribuir com o desenvolvimento local sustentável e na construção e promoção da cidadania. O evento foi realizado no Instituto Anísio Teixeira (IAT/SEC), em Salvador, e contou com representações dos municípios contemplados, do Ministério da Defesa e do Governo do Estado.

Coordenador Geral do Projeto Rondon, o Vice-Almirante Luiz Octávio Barros Coutinho, explica que o foco é realizar ações que beneficiem as comunidades de forma permanente, principalmente com as questões relacionadas com a melhoria do bem-estar social e a capacitação da gestão pública. “O projeto, conta com a participação de estudantes universitários, que vivenciam a realidade dos municípios contemplados e contribuem para o desenvolvimento local, buscando soluções para os problemas encontrados ali”, explica o coordenador.

Além dos estudantes, o projeto leva aos municípios uma equipe multidisciplinar que fica na região por quase duas semanas. “É um tempo curto, porém intenso. Isso possibilita que se tenha um olhar diferenciado, para questões que às vezes são comuns aos municípios”, completou o Vice-Almirante. Na Bahia, o Projeto Rondon será conhecido como Operação Portal do Sertão e previsto para ser realizado em julho de 2020.

Representando o governador Rui Costa, o secretário da Educação do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, destacou que o Projeto Rondon tem uma história positiva no País, promovendo ações de extensão das universidades e que dialoga com os indicadores municipais. “Foi com estes indicadores que o Governo Federal selecionou os municípios. Lá chegam duas equipes, ao todo 20 pessoas, para desenvolver um trabalho focado na temática que seja de interesse daquela comunidade. Santa Terezinha, por exemplo, tem o interesse com o turismo, mas poderiam ser outras. Queremos ser parceiros. Na medida em que as coisas boas possam vir para o Estado, o governador estará com as portas abertas. Esperamos que as áreas de Saúde, Educação e Desenvolvimento Econômico possam se beneficiar com este projeto”, disse Jerônimo Rodrigues.

Prefeito de Santa Terezinha, José Santana, informa que o projeto é importante para o desenvolvimento sustentável, principalmente para os pequenos municípios. “Nós estamos em franco desenvolvimento com o turismo, a partir dos esportes de aventura. Assim, esperamos que cheguem ideias, pensamentos e metodologias diferentes, que a gente possa interferir e melhorar a qualidade de vida da nossa população. Isso que nos move a ingressar neste projeto”, comemorou o prefeito.