Estratégias para que escolas tenham internet de qualidade foram debatidas pelo Consed

Foto: Divulgação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As estratégias para que todas escolas públicas tenham internet de qualidade foram debatidas na tarde de ontem (27), em Brasília, durante reunião do GT Tecnologia do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), que é coordenado pelo secretário da Educação do Estado da Bahia, Walter Pinheiro.

Segundo Pinheiro, o papel do Consed é de ser o principal articulador para que haja políticas integradas de governo com o objetivo de universalizar a banda larga nas escolas. “Nosso foco é fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na educação básica, e para isso é preciso que a internet chegue nas escolas com qualidade. Mas precisamos envolver outras áreas que também precisam deste serviço, como a Saúde, Agricultura, Infraestrutura, Segurança Pública, Ciência, Tecnologia e Inovação, dentre outras. A proposta é melhorar a Educação, reduzir custos e conseguir chegar na ponta com qualidade e velocidade”, destacou Pinheiro.
 
O secretário apresentou uma proposta para universalizar a Banda Larga no país, a partir do compartilhamento e interligação da infraestrutura já existente, a mudança do modelo de financiamento para a expansão, além da realização de uma grande licitação nacional em parceria com os estados e municípios, para ganho de escala e diminuição dos preços.
 
Na reunião também foi apresentada a Política Nacional de Inovação e Tecnologia na Educação, do Ministério da Educação (MEC), em consonância com a estratégia 7.15 do Plano Nacional de Educação, aprovado pela Lei 13.005, de 25 de junho de 2014, cujo objetivo é universalizar o acesso à internet em alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na educação básica até 2024.
 
Segundo a secretária Executiva do Consed, Nilse Rosa da Costa, ficou definido que, na próxima terça-feira (11), vai acontecer uma videoconferência do GT Tecnologia para que esta política seja socializada para que seja feito um plano de ação com contrapartidas dos estados, com apoio técnico e financeiro do MEC. “Depois dessa videoconferência haverá uma reunião presencial com os coordenadores de Tecnologia das secretarias estaduais para que, a partir dos planos estaduais, sejam consolidadas estratégias nacionais”, disse.
 
Também participaram da reunião a diretora de Tecnologia e Inovação do MEC, Renilda Peres, o secretário da Educação do Mato Grosso, Marco Marrafon, e, através de conexões de voz e vídeo, o presidente do Consed, Antonio Idilvan de Lima Alencar, secretário da Educação do Estado do Ceará.

Notícias Relacionadas