Estudante destaque no Parlamento Juvenil do Mercosul fala sobre experiência no projeto

O secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, recebeu, nesta quarta-feira (25/03), na sede da Secretaria da Educação, no Centro Administrativo (CAB), o estudante, Bruno Moreno (19 anos),  que foi representante nacional no Parlamento Juvenil do Mercosul no biênio 2012/2014. Na ocasião, o estudante foi presenteado com um notebook como reconhecimento pela dedicação à frente ao parlamento juvenil, cuja função é estabelecer discussão de temas de interesse comuns aos jovens dos diversos países em encontros nacionais e internacionais.

A experiência de ter sido representante nacional do Parlamento Juvenil do Mercosul marcou a vida do estudante. “Posso dizer que o parlamento mudou a minha vida completamente, pois foi ali que afinei minha consciência política, melhorei meu diálogo e escolhi o curso que queria fazer”, declarou o jovem, que, hoje, cursa jornalismo, motivado pelo exercício da comunicação durante o parlamento.

Os representantes que compõem o parlamento discutem a formação política e cidadã da juventude, além da inclusão educativa, gênero, jovens e trabalho, participação cidadã dos jovens e direitos humanos. “Acredito que todos os projetos que visam despertar o protagonismo juvenil são fundamentais. O parlamento é um desses, pois desperta o jovem para política, que é um elemento constitutivo da vida de um país. Nós temos a alegria de ver que a Bahia vem tendo destaque nesse projeto”, disse o secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto.

Durante os anos que representou a juventude baiana no Parlamento, o estudante contou com o apoio da Secretaria da Educação do Estado e dos colegas da Escola Estadual Mário Augusto Teixeira de Freitas, em Nazaré. “Eu me tornei referência na escola, um jovem que podia levar a voz daquelas pessoas para um discurso direto e participativo. Sou oriundo de escola pública e digo que é possível o jovem de escola pública se destacar na sociedade. Basta querer e ter força de vontade”, salientou.

O Parlamento Juvenil do Mercosul é formado por estudantes dos países que integram o bloco — Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Para representar o Brasil, é preciso ter de 14 a 17 anos e estar matriculado no primeiro ou no segundo ano do ensino médio.