Estudantes e educadoras celebram o Dia Internacional da Mulher

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O Dia Internacional da Mulher, nesta quinta-feira (8), foi marcado por apresentações musical e de dança e debate sobre temas como violência contra a mulher, empoderamento feminino, resgate da autoestima, superação e respeito em diferentes atividades nas escolas e na Secretaria da Educação do Estado, com envolvimento de estudantes, professores e gestores.
 
Na sede da Secretaria, a superintendente de Recursos Humanos, Ana Catapano, deu as boas-vindas e falou sobre a importância deste dia. "Esta é uma data histórica, que marca a luta das mulheres por uma série de questões como a igualdade de gênero e precisamos enaltecer, sempre, a força e a perseverança da mulher", afirmou. Os estudantes do grupo Black Dance, do Colégio Estadual Elizabeth Veloso, localizado no bairro do Cabula VI, em Salvador, fizeram uma apresentação e logo depois, a capitã Sheila Barbosa, a professora de História do Colégio Estadual Sete de Setembro, em Paripe, Dayse Luciano, e a educadora e coordenadora do Fórum Nacional de Mulheres Negras, Josiane Climaco, participaram de uma roda de conversa com o tema “Mulheres que fazem a diferença: seus desafios e conquistas”.
 
Acompanhada dos estudantes Alan Robert do Carmo e Carlos Eduardo Soares, ambos 17 anos, a professora Dayse Luciano falou do projeto Kayodê, voltado a temas como diversidade e gênero, que a comunidade escolar do Sete de Setembro vem realizando há 18 anos “Nosso trabalho começa sempre neste mês, com o ‘Março Mulher’ e prossegue até novembro, voltado a tema sociais importantes, trabalhados de forma interdisciplinar. Este ano, temos como novidade o aplicativo ‘Conscientizando’, criado pelos dois alunos para falar de violência contra a mulher e tipos de violência, bem como para denunciar. Nosso trabalho se estende às famílias para que elas também passem a ter um novo olhar, desconstruindo, assim, comportamentos machistas”.
 
“Quem Ama Abraça - Fazendo Escola” – Este o tema da campanha promovida pela Secretaria da Educação do Estado em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres, que envolve uma série de atividades nas escolas estaduais, alusivas ao Dia Internacional da Mulher. A professora Josiane Climaco, do Colégio Estadual Marcílio Dias, no Subúrbio de Salvador, destacou a função social da escola, focando em temas como empoderamento feminino e gênero. “Temos que desconstruir muitos paradigmas. Temos que contribuir para elevar o pensamento teórico dos seus alunos, criando possibilidades para o desenvolvimento de práticas mais condizentes com uma sociedade que respeite a diversidade étnica, religiosa, racial e de gênero”.
 
A capitã Sheila Barbosa contou a sua experiência como comandante da Base Comunitária de Segurança de Santa Cruz. “Temos feito um trabalho importante de combate à violência contra a mulher e, com isso, percebo que as mulheres de Santa Cruz estão mais empoderada e os homens, mais consciente sobre o valor da mulher. O principal fruto do nosso trabalho é a aproximação da população com a polícia, que passam a ver a gente como aliados da sua segurança. A comunidade percebeu que estamos ali para cuida da sua segurança, e não para oprimi-la”.
 
Black Dance -  O grupo Black Dance deu um show de coreografias temáticas. Uma das dançarinas, Nicole Bastos, 16, 3º ano, falou sobre a importância das artes na busca por mudanças sociais. “A dança é uma forma de expressarmos sentimentos e desejos de transformações, em especial o respeito à mulher. Com a dança, falamos de visibilidade para as pessoas que são socialmente descriminadas, de combate da violência contra a mulher e homenagem à cultura africana, entre outros temas importantes para que tenhamos um mundo mais digno”, discursou a aluna.
 

Notícias Relacionadas