Estudantes e familiares comparecem às escolas da rede estadual no primeiro dia de matrícula

Pais, estudantes e responsáveis compareceram, nesta terça-feira (24/02), às unidades da rede estadual de ensino no primeiro dia da Matrícula 2015, que segue até o dia três de março, de forma integrada, em todas as 1.369 escolas dos 417 municípios baianos. O atendimento foi realizado com agilidade, e a comunidade escolar não encontrou dificuldade para garantir uma vaga nas escolas. O estudante pode realizar a matrícula para a escola que deseja em qualquer unidade de ensino do Estado, além da possibilidade de utilizar o endereço www.educacao.ba.gov.br/matricula2015 em determinados casos.

O secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, falou sobre a comodidade do sistema de matrícula. “As diversas opções, como a possibilidade de realizar a matrícula em qualquer escola, dinamizam o trabalho dos gestores, permitindo um acesso, com comodidade e segurança, para as famílias e seus filhos”, disse, afirmando a importância da participação dos familiares.  “É importante que a família se aproxime da escola. Esta presença estimula o trabalho de professores e gestores, além de incentivar o empenho dos estudantes”, declarou.

Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação
Mãe do estudante Carlos Cerqueira, de 16 anos, Carlessi Santos Cerqueira considerou tranquila a manhã do primeiro dia de matrícula no Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos, localizado no Bairro da Paz, em Salvador. “O movimento na escola está tranqüilo, mas decidi chegar cedo para garantir uma vaga para meu filho porque a procura por escola é grande, e eu quero muito que meu filho estude aqui”, diz.

A diretora da unidade, Elisia Mélia, chama a atenção para a importância de acompanhar o calendário de matrícula. “É importante que as pessoas compareçam no dia correto da matrícula dos seus filhos. Estamos atendendo cada um desses pais e estudantes da melhor forma para que todos garantam uma vaga na nossa escola”, declarou.

Mesmo com a possibilidade de matrícula por meio da internet, muitos pais optam por ir às escolas. Para o diretor do Colégio Estadual Raphael Serravalle, Ramilton Cordeiro, a ida dos pais às unidades é uma forma de conhecerem o espaço escolar onde seus filhos pretendem estudar. “Durante a matrícula, os pais aproveitam para conhecer o espaço. Nós temos recebidos famílias desde junho e, nesse período de férias, também recebemos pais e filhos que só conhecem a escola por meio de outras pessoas”, disse.

Documentos – Para realizar a matrícula, é preciso apresentar os seguintes documentos: original do Histórico Escolar; original e cópia da Certidão de Nascimento ou RG, CPF e comprovante de residência. É preciso ficar atento, também, ao calendário de matrícula da rede estadual de ensino para o ano letivo de 2015, que começa no dia 09 de março.

Pela internet – A matrícula pode ser feita, também, pela internet, por meio do Portal da Educação: www.educacao.ba.gov.br/matricula2015, para os estudantes das redes estadual e municipal que já estão conectados com o Sistema de Gestão Escolar (SGE), da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, com frequência regular até o final de 2014. Também podem se matricular, via internet, os alunos da rede estadual que não renovaram a matrícula ou que pretendem se transferir para outra unidade escolar da rede.

Para efetivar a matrícula pela internet, o estudante deverá utilizar o código contido na carta de renovação ou carta informativa disponibilizada pela escola e, posteriormente, confirmar sua matrícula na unidade escolar para a qual foi matriculado, por meio da entrega da documentação, obedecendo ao prazo estabelecido pelo comprovante de matrícula.

Calendário de matrícula:

- 24 de fevereiro de 2015 – Transferência para estudantes da rede estadual que queiram mudar de escola.
- 25 e 26 de fevereiro de 2015 – Matrícula para estudantes das redes municipais, concluintes do 5º ou 9º ano do ensino fundamental, quando a escola não oferece a série seguinte.
- 27 de fevereiro de 2015 – Matrícula para estudantes novos do ensino fundamental e proeja fundamental.
- 02 e 03 de março de 2015 – Matrícula para estudantes novos do ensino médio e técnico nível médio.
- Acompanhe a divulgação sobre matrícula no Portal da Educação e no Facebook: Todos pela Escola