Estudantes e professores da rede estadual de Salvador participam de oficinas sobre Projetos Estruturantes

A Diretoria Regional de Educação de Salvador (Direc 1A) realizou, nesta quinta-feira (22/05), no Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC), em Nazaré, o II Workshop dos Projetos Estruturantes. O objetivo foi, por meio de cursos e oficinas, estimular que estudantes e professores da rede estadual participem ativamente dos projetos artísticos e esportivos promovidos pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia: Festival Anual da Canção Estudantil (Face), Tempos de Arte Literária (TAL), Artes Visuais Estudantis (AVE), Educação Patrimonial e Artística (EPA), Produção de Vídeos Estudantis (Prove), Encontro de Canto Coral Estudantil (ENcante), Jogos Estudantis da Rede Pública da Bahia (Jerp), entre outros.

Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação
A coordenadora de Projetos Estruturantes da Direc 1A, Joiacy Santos, destacou a importância da realização do workshop. "Depois da primeira edição, percebemos uma adesão maior das escolas aos projetos. Por isso, solicitamos que cada unidade indicasse um professor e dois alunos para que pudessem conhecer mais e levassem o assunto para a sala de aula", disse. A coordenadora acredita que apresentar as características de cada projeto possibilita que os interessados possam se identificar facilmente com o que mais se aproxima do seu perfil.

Este é o caso da estudante do 1º ano da Escola Estadual Professor Ignacio Lunelli, em Tancredo Neves, Alice do Nascimento, que, por gostar de literatura, escolheu participar da oficina do TAL. “Não conhecia o projeto. Uma professora perguntou se eu gostaria de participar, e compareci com muita curiosidade. Descobri que há seleções estaduais, e pretendo participar neste ano”, exalta.

Entre as educadoras participantes, estava Iolanda Bonfim, professora de artes do Colégio Estadual Cosme de Farias, que acompanhava um estudante na oficina Educação Patrimonial e Artística (EPA). “Esses projetos mudam o aluno. E não somente no aspecto escolar, mas também, de forma pessoal. Já tive mãe que agradeceu por seu filho estar com outro comportamento após conhecer a arte. Sem esquecer que são realmente talentosos”, considera.

Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação
Outro estudante que tinha seu primeiro contato com os projetos estruturantes foi Igor Santos, 1º ano do Instituto Central de Educação Isaías Alves (Iceia). “Adoro cantar, por isso escolhi participar da oficina Festival Anual da Canção Estudantil (Face). O legal é que você vê outros colegas participando, e isso dá uma motivação a mais”, destaca.