Estudantes selecionados no AVE visitam sede da Secretaria da Educação do Estado

Estudantes da rede estadual de ensino que se destacaram no projeto Artes Visuais Estudantis (AVE), desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia nas escolas desde 2008, visitaram, nesta segunda-feira (15/12), a sede da Secretaria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Na ocaisão, o secretário da Educação, Osvaldo Barreto, recebeu a tela Um Sorriso Apesar de..., do estudante Samuel de Oliveira Rodrigues, aluno do Colégio Dulce Almeida, de Itagibá, uma das premiadas na 7ª Mostra do AVE, realizada no 3º Encontro Estudantil Todos pela Escola: ciência, arte, esporte e cultura, em outubro, na Itaipava Arena Fonte Nova.

Entrega de obras do AVE - Fotos: Marvin Kennedy - Ascom/Educação

Também participaram da visita o estudante José Roberto Teixeira, aluno do Colégio Tereza Borges de Cerqueira, de Caetité, autor do grafite Desenho Realista, também selecionado no 3º Encontro Estudantil, e Cláudio Guimarães da Silva, ex-aluno do Colégio Professor Valdir de Araújo Castro, de São Félix do Coribe, que pintou o  quadro Vida Seca. A obra ilustra a capa do livro Topa – Todos pela Albabetização 2007-2014 e fez parte da 2ª Mostra do AVE, realizada em 2009.

“O AVE, assim como outros projetos, a exemplo dos demais projetos de arte, cultura, ciência e esporte, modifica positivamente o ambiente escolar, criando novas perspectivas de aprendizagens para os estudantes. Estas iniciativas despertam a juventude para uma viagem pelo conhecimento, ampliando horizontes. Estes projetos fazem a diferença, e percebemos este fato especialmente no Encontro Estudantil, com a qualidade do trabalho e a empolgação de todos que participam”, disse o secretário Osvaldo Barreto.

Para o aluno Samuel de Oliveira, foi com o AVE que ele encontrou a sua forma preferida de expressão. “Penso em cursar medicina, mas quero sempre me expressar por meio da pintura, ajudar a transformar a sociedade. E foi o AVE que me permitiu aprimorar toda esta técnica. É uma felicidade muito grande ser reconhecido pela dedicação que tive ao pintar esta tela. Mostrei, com o tema que abordei, que é possível ser feliz mesmo diante das adversidades”, disse  o estudante.

Segundo José Roberto Teixeira, o projeto contribuiu para despertar o interesse pelas artes. “Esta foi a primeira vez que participei do projeto e o meu primeiro contato com a pintura. O incentivo que o AVE ofereceu foi enorme, não tenho nem explicação”, disse. Já Cláudio Guimarães, não escondia a felicidade por sua obra ter sido escolhida para a capa do livro do Topa. “É uma honra muito grande. O meu trabalho foi escolhido pelo educador Moacir Gadotti. E participar de projetos como este só estimula o nosso interesse pela cultura e pela arte”, disse.

Obras do AVE - Fotos: Marvin Kennedy - Ascom/Educação

Ampliação do conhecimento – O projeto Artes Visuais Estudantis compreende o movimento de produção da obra de arte como um processo de ampliação do conhecimento, aprimoramento do olhar para a dimensão estética e de espaços de interação com outras culturas, ampliando as percepções dos estudantes sobre si mesmos.

Nas obras de arte, produzidas nos contextos escolares, os estudantes revelam cenários e objetos que representam as particularidades de cada região da Bahia. As produções trazem, anualmente, expressões do cotidiano de seus autores: os tipos sociais que compõem o jeito específico de viver (o vaqueiro, as crianças e as mulheres), a africanidade, as singularidades da natureza, o Sertão, os mangues, o mar, os objetos sagrados dos pescadores, as igrejas, entre outros elementos.

As obras produzidas pelos estudantes passam por uma seletiva escolar e regional, até chegar à culminância estadual do projeto, no Encontro Estudantil Todos pela Escola – ciência, arte, esporte e cultura. Em 2014, 1.125 escolas participaram do projeto e 99 obras, representando as 33 Diretorias Regionais de Educação da Bahia, foram expostas na 7ª Mostra do projeto Artes Visuais Estudantis.