Experiência social da Colômbia é apresentada em palestra

Palavras-chave:
Foto: Claudionor Jr. - Ascom/Educação
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Gestores, técnicos e servidores da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, bem como representantes de outras secretarias estaduais, conheceram, na tarde desta quinta-feira (1º), no auditório da Secretaria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), experiências exitosas de transformação social implementadas na cidade de Medellín, na Colômbia. O caso “Medellín: de ícone da violência a símbolo cultural” foi apresentado pelo ex-secretário de Cultura de Medellín, Jorge Melguizo. O encontro foi promovido em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas na Bahia (Sebrae).
 
Jorge Melguizo falou sobre a importância de investimentos em projetos culturais, educacionais e de infraestrutura como fatores importantes na transformação social. Segundo ele, durante 20 anos a cidade teve a maior taxa de homicídios do mundo e, atualmente, é uma referência mundial em inovação, projetos sociais, educativos, culturais e de urbanismo social. Jorge Melguizo explicou o que fez esta mudança acontecer.
 
“Nós fortalecemos a sociedade civil e as instituições, convertemos a educação e a cultura na prioridade política e programática, iniciamos um espaço muito forte de trabalho conjunto entre o Governo, os empresários, ONGs, organizações comunitárias e universidades. Fizemos uma política pública de transparência na luta contra a corrupção e investimos em projetos urbanos integrais em territórios de maior pobreza e violência, trabalhando em conjunto com o Governo. Fizemos de todo este projeto um grande trabalho de pedagogia social, de educação e cultura cidadã”, explica.   
 
O encontro contou com as participações do chefe de Gabinete, Cláudio Silva, do superintendente de Desenvolvimento da Educação Profissional, Durval Libânio Netto Mello, do superintendente de Políticas para a Educação Básica, da Secretaria da Educação, Ney Campello e da superintendente de Recursos Humanos, Ana Margarida Caribé Catapano, ambos da Secretaria da Educação.
 
 

Notícias Relacionadas