FAPESB realiza primeira reunião ordinária do Conselho Curador

Palavras-chave:
Fotos: Claudionor Jr. - Ascom/Educação
A Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (FAPESB) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) realizaram, nesta quinta-feira (3), a primeira reunião ordinária com os novos membros do Conselho Curador da Fundação, no Espaço Lazareto, localizado na Federação. Na oportunidade, foram empossados os novos membros do Conselho, entre os quais está o coordenador executivo de Projetos Estratégicos da Secretaria da Educação do Estado (SEC), Marcius de Almeida Gomes, representante titular da administração pública estadual.
 
Marcius Gomes falou das suas expectativas no Conselho. “Nós temos uma responsabilidade aqui, e entendemos que é um exercício para além da competência em identificar as áreas estratégicas do governo para o desenvolvimento do Estado. É pensar, também, nas estruturas que possam fomentar o crescimento do Estado da Bahia a partir do investimento da Ciência e Tecnologia”, destacou.
 
Além da posse dos titulares e suplentes, a pauta da reunião ordinária também incluiu a aprovação do calendário de reuniões e das contas de exercícios anteriores. A presidente do Conselho, secretária Adélia Pinheiro, destacou a realização da Conferência Estadual de CT&I, cujo objetivo é elaborar a nova Política Estadual do setor. Também foram mencionadas as Conferências Macroterritoriais/Regionais que irão eleger delegados subdivididos em cinco seguimentos: institutos de ciência e tecnologia (acadêmico), governo, empresas, representações do setor (exemplo: Sebrae, FIEB) e sociedade civil organizada.
 
O diretor da Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb), Márcio Costa, celebrou o fato de estar reunido com os diversos representantes da área acadêmica do Estado, após uma pausa na rotina do Conselho. “Estar nesta reunião de posse para discutir e deliberar demandas do setor é um papel importante da Fundação no fomento da área de ciência, tecnologia e inovação. Desejo boas-vindas a todos”, concluiu.
 
Sobre a fundação
A FAPESB é a agência de indução e fomento à pesquisa e à inovação científica e tecnológica do Estado da Bahia, vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) e foi criada em 2001 com a finalidade de apoiar projetos de natureza científica, tecnológica e de inovação, que sejam considerados relevantes para o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social do Estado.
 
A Fundação possui diversos programas por meio dos quais são lançados editais que visam fortalecer a pesquisa local, criar redes de articulação, estimular a ciência e o ensino, para que sejam realizados estudos que contribuam, dentre outras ações, para a diminuição das desigualdades sociais, a preservação do meio ambiente e o fortalecimento da economia do Estado da Bahia.
 
*Com informações da ASCOM SECTI

Notícias Relacionadas