Feirinha de Graduação da Uefs começa segunda-feira (29)

Fotos: Bernardo Bezerra
Começa na próxima segunda-feira (29) a Feirinha de Graduação da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). O evento vai receber estudantes da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental de escolas municipais, estaduais e particulares. Com o objetivo de celebrar a ciência desde a infância, a Feirinha é mais uma oportunidade da universidade interagir com a comunidade externa e contribuir com a formação das crianças. As atividades seguem até terça-feira (30).

Crianças acompanhadas de um responsável também podem participar da Feirinha. A programação inclui visitas orientadas, experimentos químicos e físicos, exposições, brincadeiras dirigidas, jogos e práticas corporais. No primeiro dia as atividades começam às 13h30 e seguem até 16h30; no segundo dia o evento será de 8h30 às 11h30 e de 13h30 às 16h30. Os objetivos são socializar conhecimentos de forma lúdica, apresentar o campus da Uefs e as atividades desenvolvidas pelos cursos de graduação.

A expectativa é que mais de 30 escolas e cerca de 2.500 alunos de dois a 11 anos participem dos dois dias da primeira edição da Feirinha. Unidades escolares de Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus e Conceição da Feira estão inscritas. ”Na última edição da Feira de Graduação (voltada para o público do ensino médio) vimos que escolas de educação infantil se inscreveram e vieram participar. A universidade tinha que pensar nessas crianças. Nós temos total interesse que elas cresçam entendendo que esse espaço também é delas e que quando crescerem escolham a Uefs”, explicou a coordenadora do evento, Carla Borges.

Na tarde desta quinta-feira (25), pró-reitoras, diretores de departamento, coordenadores de colegiado, professores e representantes de escolas participaram do lançamento da Feirinha de Graduação. A reitora da Uefs, Amali Mussi, também presente, destacou a importância de receber crianças e de cultivar a educação  desde a infância. “A porta de entrada para a nossa universidade é a graduação e a gente precisa comunicar o que os nossos cursos têm. A Uefs ao trazer as crianças para o campus planta nelas a importância de uma educação inclusiva, socialmente referenciada e para todos”, afirmou Amali Mussi.

A programação completa está disponível no site www.prograd.uefs.br.