Fórum de Cooperação Sul-Sul reunirá organismos internacionais no Virtual Educa Bahia 2018

O Fórum Global sobre Educação e Inovação: Cooperação Sul-Sul, que acontecerá durante o XIX Encontro Internacional Virtual Educa, entre os dias 4 de 8 de junho, no Centro de Formação e Eventos da Secretaria da Educação do Estado (ICEIA), em Salvador, terá com uma extensa programação de debates para reflexão e análise sobre a Educação no século XXI. A agenda vai contar com a participação do secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, e autoridades de países como a Alemanha, Estados Unidos, China, Argentina, Chile, Colômbia, México, Paraguai, Peru, além de representantes de instituições como o Banco Mundial, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
 
A programação inicia na segunda-feira (4/6) com a reunião do Patronato do Virtual Educa, das 9h30 às 12h, no Hotel Fera Palace, na Rua Chile, Centro Histórico de Salvador, com a participação do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED). Participam do encontro, o secretário da Educação da Bahia, Walter Pinheiro, a deputada Marisol Espinoza, do Congresso do Peru, Heitor Gurgulino, presidente honorário do Virtual Educa, o senador Jorge Pizarro, da Secretaria de Relações Interinstitucionais e Membro do Conselho de Administração, Parlamento Latino-Americano e Caribenho (Parlatino), e José Maria Anton, secretário-geral do Virtual Educa.
 
A partir de terça-feira (5/6), começam os fóruns com a discussão dos temas “Cooperação Multilateral para uma Educação inovadora”, “O Diálogo Norte-Sul em Educação, atualidade e perspectiva de futuro” e “Think Blue - Our Oceans: Transitioning to a Blue Economy. The Education planning”. Já na quarta-feira (6/6) acontecem os fóruns “Agenda 2030: Educação e Inovação”, “Infraestruturas Tecnológicas e Educação” e “Reunião da Rede de Responsáveis TIC dos Ministérios de Educação da América Latina e Caribe”.
 
Na quinta-feira (7/6), serão realizados os fóruns “Cooperação Público-Privada na Educação”, “Modelos de boas práticas sobre inovação educativa” e “Modelos de boas práticas no Brasil” e a “Reunião da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Comunicação do Parlatino”. As atividades encerram na sexta-feira (8/6), com a “Celebração do Dia dos Oceanos: Pensa em Azul”, quando será promovido o Seminário ‘De Verde a Azul: pense em 2030’ e o ato institucional e apresentação do ‘Pensa em Azul’, realizado pelo Banco Mundial.
 
Virtual Educa - Com o tema “Educação para transformar a sociedade em um espaço multicultural único”, o Virtual Educa Bahia 2018 reunirá grandes personalidades da área de Educação do Brasil, da América Latina, do Caribe e da África. A programação envolverá apresentações de trabalhos acadêmicos de educadores, estudantes e professores e profissionais da Educação, além de palestras de escritores e pesquisadores brasileiros e estrangeiros, envolvendo a temática da Educação no século XXI e sua interface com a inclusão, a diversidade, o meio ambiente, a inovação, a tecnologia e a formação docente.

Notícias Relacionadas