Galinha orgânica, ovos caipira e Território Sertão Produtivo no Rural Produtivo

Palavras-chave:
Foto: ASCOM/SDR

O Rural Produtivo deste sábado (6), vai falar sobre a criação de galinha orgânica e produção de ovos caipira nos municípios de Alagoinhas, Governador Mangabeira e Muritiba. E o programa irá mostrar ainda o Território de Identidade “Sertão Produtivo” e seus aspectos socioeconômicos e culturais. Sempre aos sábados às 14h, o programa tem horário alternativo na segunda-feira (30), às 6h30, e na quinta-feira (3), às 20h.

A implantação de galinheiros para a criação de galinhas caipiras e produção de ovos está garantindo renda para famílias na comunidade de Marimbondo em Muritiba. Quem conta a história do projeto associativista é o senhor Clodoaldo Silva, que deixou a vida de vigilante noturno para ser empreendedor da agricultura familiar. Atualmente, com apoio e orientações do Bahia Produtiva, seus ovos pumba e galinha caipira, criados de forma sustentável, são consumidos no recôncavo baiano e na capital soteropolitana.

Em Alagoinhas e Governador Mangabeira, os produtores receberam insumos e assistência técnica, visando promover formas de melhorar os sistemas tradicionais de produção de ovos. O objetivo é qualificar a produção até chegar nas prateleiras dos supermercados. Além da construção de galinheiros, vacinas e rações balanceadas, chocadeiras e orientação para estruturar associações, a comunidade também conta com a assessoria técnica de um Agente Comunitário Rural (ACR) do Bahia Produtiva.

Localizado na Serra Geral, com o bioma predominante da Caatinga, o Território Sertão Produtivo é composto por 19 municípios. A fruticultura e a pecuária são fortes e pujantes na região, mas é a pimenta em conserva também faz sucesso no território. O programa vai mostrar detalhes desta importante região da Bahia.

O Rural Produtivo é resultado de uma parceria da TVE com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e será exibido também em horários alternativos às segundas-feiras, às 6h30, e às quintas-feiras, às 20h, e poderá ser assistido também através do site www.tve.ba.gov.br/tveonline, do Youtube.com/tvebahia e do Facebook.com/tvebahia.  

Fonte: ASCOM/IRDEB

 

Notícias Relacionadas