Gestores da Educação dialogam sobre competências socioemocionais

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O trabalho desenvolvido pela Fundação Arte de Viver, uma organização mundial na área das competências socioemocionais, foi apresentado a gestores da Educação, nesta segunda-feira (26), na Superintendência de Políticas para a Educação Básica. Na oportunidade, foi apresentado o Programa Yes! nas Escolas, que propõe uma dinâmica inovadora em sala de aula, voltada para o respeito à diversidade e para a não-violência, em consonância com as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos, estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).
 
O superintendente de Políticas para a Educação Básica, Ney Campello, falou sobre a importância do debate sobre as competências socioemocionais. “Um dos nossos grandes objetivos é inserir na política pedagógica do Estado as competências socioemocionais como parte do currículo da Educação Básica. Porém, conhecemos o tamanho de nossa rede estadual e a necessidade de ter essas parcerias como forma de consolidar esse ensino e aprendizagem. Esperamos que, aos poucos, cada escola possa ser apresentada ao método para contribuir na disseminação do respeito nos diversos aspectos sociais”, contou.
 
Para o diretor Internacional do Programa YES! nas escolas, Bill Hermann, a experiência ajuda os estudantes a expandir o autoconhecimento e o respeito. “O programa ensina aos estudantes a aceitação do outro. Por isso, em cada unidade, nós analisamos como trabalhar aquela realidade. Então, os estudantes trabalham o autoconhecimento, o respeito ao outro, criando uma conexão entre todos os participantes. A religião, cor da pele ou diversidade não entram no curso, mas sim, a importância de conhecer o outro e respeitá-lo enquanto ser humano”, disse. 

Notícias Relacionadas