Gestores de escolas indígenas participam de encontro em Salvador

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Gestores escolares e coordenadores indígenas de 24 escolas estaduais indígenas da Bahia participam, desta quarta-feira (5) até sexta-feira (7), do ‘Encontro Gestão Escolar Indígena: diálogo com gestores’, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, com a participação de gestores da Secretaria da Educação do Estado. O objetivo é fortalecer a gestão pública por meio da discussão de temáticas e procedimentos gerenciais com o foco na formação técnica e ampliação dos canais de comunicação entre os Núcleos Territoriais de Educação (NTE), as Unidades Escolares Indígenas e a Secretaria da Educação do Estado.
 
O secretário da Educação, Walter Pinheiro, esteve presente no evento e destacou a importância da articulação da Secretaria com os gestores indígenas. “Este encontro é essencial para tratarmos de assuntos de todas as dimensões relacionadas à Educação Indígena, a exemplo da pedagógica, estrutura interna, de pessoal, transporte e alimentação escolar, ou seja, um alinhamento para que todo o fluxo das informações da Educação Escolar Indígena ocorra da melhor maneira possível”, afirma.
 
Para a gestora Telma Araújo Cruz, da Escola Estadual Indígena Santa Rita de Cássia, localizada no município de Glória (477 km de Salvador), que atende a 69 estudantes da etnia Kantaruré, o encontro é fundamental para otimizar ações pela melhoria da Educação Indígena. “É uma oportunidade de compartilhar ações e iniciativas desenvolvidas em diferentes aldeias e etnias para a melhoria da educação dos nossos povos indígenas”, destaca.
 
O diretor Geovan Souza, do Colégio Estadual Indígena Kiriri Índio Feliz, localizada no município de Bazaê (326 km da capital), que conta com 308 estudantes matriculados, avalia que a atividade é valiosa para todos que atuam na gestão escolar indígena. “Encontros como este são fundamentais porque consistem em momentos de interação nos quais conhecemos as realidades e demandas de cada colégio indígena, que ajudam na construção de propostas e planos de trabalho”, avalia.

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