Governador da Bahia entrega 38 ônibus escolares para 37 municípios baianos

Fotos: Josenildo Almeida - Ascom/Educação
O governador Rui Costa, acompanhado pelo secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, entregou, nesta terça-feira (28), no Parque de Exposições de Salvador, uma frota de 38 ônibus escolares para 37 prefeituras baianas. O ato foi realizado seguindo todas as medidas e protocolos de segurança recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A aquisição dos veículos contou com um investimento de R$ 7,4 milhões.

São 32 ônibus do modelo ORE 1 (Ônibus Rural Escolar), com capacidade para 29 lugares; um ORE 2, com capacidade para 44 estudantes sentados; e cinco ORE 3, tipo que comporta 59 estudantes sentados. Todos os veículos possuem Dispositivo de Poltrona Móvel (DPM) para embarque e desembarque de estudantes com deficiência ou com mobilidade reduzida. Os veículos irão atender aos estudantes das redes municipais e, também, aos estudantes da rede estadual de ensino que moram nas zonas rurais. Entre os municípios que receberam os veículos estão Itabuna, Valente, Brumado, Canavieiras, ilhéus, Jequié, Angical, Uruçuca e Paulo Afonso.

O governador Rui Costa destacou a importância da entrega e a adequação das escolas para a retomada das aulas quando for possível. “Com fé em Deus, nós vamos ver os números da Covid-19 caírem aqui na Bahia, para que a gente possa programar o retorno às aulas. Já estamos nos preparando, entregando os ônibus escolares e reestruturando as escolas do Estado, instalando mais pias, mais locais de higienização e ventiladores em todas as escolas, mesmo nas salas que têm ar condicionado. As obras estão em andamento”.

Para o secretário Jerônimo Rodrigues, os ônibus irão potencializar a frota escolar. “Estes ônibus reforçam e qualificam a frota de transporte escolar no Estado da Bahia e são destinados para municípios grandes, como Itabuna, Ilhéus e Vitória da Conquista, e também para municípios menores, como Almadina. Neste momento, a gente aproveita para agradecer e reconhecer, também, a parceria com os parlamentares, porque as verbas para estas aquisições são de emendas parlamentares de deputados federais e estaduais e senadores. Portanto, uma alegria muito grande que estamos hoje engrossando, fortalecendo e qualificando a frota de transporte escolar e, dentro do protocolo, nós estamos cuidando de uma das partes importantes do transporte escolar dos estudantes”.

O prefeito de Almadina, Milton Cerqueira, afirmou que o ônibus adquirido ajudará muito no transporte. “A importância é muito grande, pois estamos muito carentes e este ônibus vai ajudar muito no transporte das nossas crianças até as escolas. Estamos aguardando esta pandemia passar para nossos estudantes voltarem às aulas e este ônibus chegou em um bom momento”.

Outras entregas
Na oportunidade, também foram entregues 48 ambulâncias, 44 veículos administrativos e 18 tratores agrícolas, sendo oito com implementos e dez sem. A iniciativa do Governo do Estado envolveu mais de R$ 13 milhões em investimentos e beneficia diretamente 120 prefeituras de diferentes regiões do território baiano.