Governador visita Colégio Estadual Edilson Joaquim dos Santos

O município de Nova Redenção, localizado a 433 Km de Salvador, foi a primeira parada do governador da Bahia, em uma série de visitas a escolas da rede estadual de ensino. Ao lado do secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, o governador visitou o Colégio Estadual Edilson Joaquim dos Santos. Na ocasião, a comunidade escolar debateu temáticas referentes à educação com o objetivo de buscar o aprimoramento contínuo do ensino e da aprendizagem.

“Acredito que acompanhar e planejar a educação é estar próximo da realidade de cada unidade escolar. Garanto que terei sensibilidade com as necessidades da educação”, ressaltou Rui Costa. O governador ainda convocou gestores, professores, estudantes e pais de alunos a se unirem neste novo processo de integração. “O nosso olhar é importante, mas a participação da comunidade escolar é fundamental para aprimorarmos, juntos, todos os aspectos da educação. Os pais têm que se aproximar da escola e acompanhar os seus filhos”, disse.

O secretário da Educação, Osvaldo Barreto, destacou a importância da primeira visita oficial acontecer em Nova Redenção. “Esse ato se torna bastante simbólico, pois mostra que a proposta política deste governo não prioriza apenas uma região. Estando numa escola de pequeno porte, mostramos a preocupação deste governo de criar uma rede de educação na qual todas as escolas são importantes”, salienta.

A diretora Eletícia Machado enfatizou a iniciativa do governador. “Acredito que essa postura demonstra uma disponibilidade do Estado em conhecer as demandas das escolas. Posso garantir que, neste momento, estamos nos sentindo reconhecidos como parte fundamental no processo de educação”, disse. Entre as professoras, Edilma da Silva, que leciona Língua Inglesa, fala da ação promovida pelo governador. “A visita do governador Rui Costa mostra a importância que está sendo dada a educação”.

“Acredito que acompanhar e planejar a educação é estar próximo da realidade de cada unidade escolar. Garanto que terei sensibilidade com as necessidades da educação” - Governador da Bahia

Sempre atuante, a representante dos pais de alunos, Janailda Pires, ressalta o estímulo que a comunidade escolar recebe com a presença do governador e do secretário. “Temos dificuldades com a participação dos pais de alunos em reuniões, por isso acho que a presença do próprio governador traz uma nova perspectiva para todos que estão próximos da escola”. Já a estudante Roseane Souza, 17 anos, do 2º ano, se anima pela oportunidade de participar da reunião. “Eu nunca tinha visto isso. O governador visitar uma escola para conversar com os estudantes. Sinto-me privilegiada em passar ideias e sugestões”, concluiu.

Próximas visitas – No próximo sábado (10/01), o governador Rui Costa e o secretário Osvaldo Barreto visitam a Escola Polivalente, no município de Muritiba. Já na segunda-feira (12/01), às 8h, a visita será no Colégio Estadual Luiz Tarquinio, em Boa Viagem, unidade frequentada pelo governador durante o ensino fundamental.