Governo da Bahia amplia parcerias pela melhoria da educação pública no Estado

As parcerias entre escola e sociedade e o regime de colaboração entre Estado e municípios, conforme propõe o programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação, tem se consolidado cada vez mais. Nesta terça-feira (28/07), o secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, abordou as ações do programa com os prefeitos de Ituaçu, Albércio da Costa e de Ichu, Antônio Carneiro, e com os deputados estaduais Marquinho Viana e Bira Coroa, além de vereadores. O secretário, também, recebeu na sede da Secretaria, no CAB, Manoel Barral Netto, presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-BA), para alinhar ações em parceria entre as duas instituições.

Fotos: Suâmi Dias Ascom/Educação
O secretário Osvaldo Barreto destacou a parceria com a Fiocruz-BA, no sentido de fortalecer a educação básica. “Queremos esta parceira com a instituição, para juntos com as universidades, buscarmos a melhor forma de trabalharmos uma renovação na formação dos professores de licenciatura para a educação básica. A ideia é que estas instituições debatam entre si, por meio de seminários, e tragam propostas para esse fim”, explica.

O presidente Manoel Barral Netto falou das ações da Fiocruz-BA. “Temos interesse nessa parceria de unir forças para esta mudança. Neste ano, abrimos um curso para professores do ensino médio, ligado à Biociência e Saúde, com 140 horas de duração, e que especializa esses profissionais a trabalharem o assunto em sala de aula. Acho que essa ação vem de acordo com a proposta do Governo da Bahia e estamos abertos a desenvolver mais ações nesse sentido.”

Municípios – O prefeito Albércio da Costa, de Ituaçu, ressaltou a importância das prefeituras aderirem ao Educar para Transformar. “Apesar de estarmos realizando diversas ações na educação infantil e fundamental, temos a consciência de que a nossa arrecadação acaba sendo insuficiente para prestarmos uma assistência ideal para os nossos estudantes. Por isso, estamos juntos com o Estado para nos apoiar e ajudar a melhorar a qualidade do ensino em Ituaçu,” relata.

O  prefeito Antônio Carneiro, de Ichu, ressaltou que o regime de colaboração entre Estado e municípios é imprescindível para a melhoria da educação pública na Bahia.  “A visita inicia o processo de parceria entre Ichu e o Governo do Estado já visando algumas solicitações ao secretário para melhorar nossa estrutura na oferta da educação no município. Por outro lado, também nos colocamos à disposição para ajudar nessa iniciativa inovadora de Rui Costa”, destacou.