Governo do Estado cria novos Centros de Educação Profissional

Novos Centros de Educação Profissional estão sendo implantados no interior da Bahia. De acordo com a portaria nº 9.356/2014, publicada nesta quarta-feira (22/10), no Diário Oficial do Estado, o Colégio Estadual João Campos, em Riachão do Jacuípe, foi transformado em Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Jacuípe II João Campos (Cetep), o Colégio Estadual Jubilino Cunegundes, em Morro do Chapéu, passa a ser chamado Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde, Meio Ambiente e Recursos Naturais do Centro Baiano Jubilino Cunegundes (Ceep) e o Colégio Estadual Reinaldo Teixeira Braga, em Xique-Xique, foi transformado em Ceep em Recursos Naturais do Centro Baiano.
 
Com estas implantações, a rede estadual de Educação Profissional da Bahia passa a ter 71 Centros de Educação Profissional, sendo 38 Estaduais e 33 Territoriais, distribuídos nos 27 Territórios de Identidade. Assim como os demais, os novos Centros têm o objetivo de promover a elevação da escolaridade, qualificação e formação profissional de jovens e trabalhadores para a inserção cidadã no mundo do trabalho, por meio de uma política pública de Estado para a Educação Profissional na Bahia vinculada às demandas do desenvolvimento socioeconômico e ambiental nos territórios e cadeias socioprodutivas locais.

Maria Gorete de Miranda Alves, diretora do Ceep em Recursos Naturais do Centro Baiano, em Xique-Xique, destaca os benefícios que o novo Centro vai trazer para os jovens e trabalhadores do território. “Com a transformação da unidade escolar em Centro, teremos condições de ofertar outros cursos e ampliar o número de vagas, oportunizando à nossa comunidade qualificação necessária para atender as necessidades do nosso território”, disse a diretora.
 
Gilvan Ribeiro dos Santos, 34 anos, estudante do curso técnico em Pesca, pai de Aiane, 18, também estudante do Ceep, no curso técnico em Agropecuária, e representante do Colegiado de Pais na unidade escolar, comemora a vitória. “É uma alegria enorme ter o Centro instalado aqui. Com ele, nosso povo terá ainda mais oportunidade de se desenvolver profissionalmente e continuar morando aqui, junto da família”, afirmou.
 
Qualificação – Maria do Rosário Mascarenhas de Almeida, diretora do Cetep da Bacia do Jacuípe II João Campos, em Riachão do Jacuípe, também considera o Centro importante para potencializar ainda mais o desenvolvimento no Território. “Juntamente com o Cetep da Bacia do Jacuípe, que fica em Ipirá, abriremos as portas para os nossos jovens e trabalhadores, com qualificação profissional adequada, para que todos possam ter melhores perspectivas em suas vidas. É um benefício que fará muita diferença para o Território. Nossa comunidade tem muito a ganhar”, comemora.
 
Janeide Aparecida Santana de Oliveira, 39 anos, é estudante do curso técnico em Agropecuária, do Centro. Ela considera que trata-se de uma nova etapa na vida da comunidade, inclusive no futuro da sua família. “Tenho dois filhos. Um de seis anos e um bebê, de seis meses. Eles terão mais oportunidade de estudo do que eu tive. Sempre lidei com a terra, sou trabalhadora rural, sabia a prática, mas nada de teoria, da história da minha profissão. Encontrei na escola novos conhecimentos. Tenho uma outra visão sobre  a realidade da agricultura familiar no Estado, sobre as possibilidades que temos de atuação, sobre o que é a vida. É um  momento de mudança e de esperança de um futuro melhor”, disse.
 
Já Milena Paula de Moura Bispo, diretora do Ceep em Saúde, Meio Ambiente e Recursos Naturais, do Centro Baiano Jubilino Cunegundes, que fica em Morro do Chapéu, também comemora as novas possibilidades.  “É uma vitória, um momento que marca a mudança de vida dos nossos jovens e trabalhadores que terão ainda mais formação para atuarem nas empresas da região, para montar seu próprio negócio e aplicar os conhecimentos construídos na própria comunidade”, explicou.

Notícias Relacionadas