Governo do Estado premia autores de obras literárias infantis

A tarde foi de comemoração no auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Av. Paralela, nesta segunda-feira (2/06), quando a Secretaria da Educação do Estado da Bahia premiou os 16 autores baianos e as 19 obras selecionadas no edital de obras de literatura infantil, promovido em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado. A iniciativa, que integra as ações do Plano Estadual do Livro e Leitura, promove um movimento de valorização dos autores locais, da cultura baiana, de incentivo à leitura e, ainda, contribui para a alfabetização das crianças até os oito anos de idade. Cada obra selecionada será contemplada com o prêmio de R$ 10 mil.

>> Confira lista completa dos autores premiados

Os livros irão compor o material didático de estudantes do primeiro e do segundo ano do ensino fundamental, dos municípios baianos que aderiram ao projeto Pacto com Municípios pela Alfabetização. “Esse momento significa um marco na produção literária do Estado e no processo de alfabetização das nossas crianças. Essas obras farão a diferença por trazer uma literatura contextualizada, que vai mexer com a imaginação das crianças, fortalecendo o trabalho desenvolvido pelo Pacto, este projeto que oferece a cada criança do nosso Estado o direito de aprender”, frisou o secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto.

Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação

Presente na solenidade, o secretário de Cultura, Albino Rubim, destacou a importância da parceria entre educação e cultura. “Esse acontecimento, que dá às crianças a possibilidade de ter acesso a mundos fantásticos, é muito importante, pois aproxima duas áreas que não podem estar distantes. Com esse edital e com o Plano Estadual do Livro e da Leitura, caminhamos para estreitar cada vez mais essa relação”. No total, serão distribuídos cerca de 800 mil livros, em 21 mil salas de aula de primeiro e segundo ano do ensino fundamental na Bahia

As obras e seus autores – Selecionada com duas obras no edital, a autora Clarissa Braga dá vida às suas histórias com os livros Amigos de repente e O canto mais lindo que já se ouviu. “Muitas crianças irão se ver nas obras porque elas refletem um pouco da cultura do interior, que é diferente do que se vê na cidade”, revelou Clarissa. “Esse edital abre um precedente para compartilhar os nossos sonhos. Não vemos um autor publicar um livro sem precisar de editora, e nós ganhamos essa oportunidade de ver a nossa história, contada por nós mesmos”, acrescentou.

Trazendo a história da Branca de Neve do sertão, Patrícia Lins homenageia uma das personagens mais famosas dos contos de fada, ao mesmo tempo em que aproxima a narrativa do cotidiano cultural baiano em Amarela da seca. “O livro aproxima a Branca de Neve da realidade das crianças do Nordeste. Na obra, a Branca de Neve é uma menina do sertão, e ela traz a mensagem que as diferenças não importam, o que importa mesmo é a amizade, e que criança tem que ser criança. Isso tudo de uma maneira lúdica, para que as crianças tenham o prazer de ler”, contou a autora.

Premiados (Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação)

Pacto – O Pacto com Municípios pela Alfabetização, primeiro compromisso do Programa Estadual Todos pela Escola, é uma parceria do Estado com municípios baianos, em regime de colaboração, para melhorar a educação básica nas escolas públicas estaduais e municipais da Bahia. O principal objetivo é promover a alfabetização, com letramento, de todas as crianças até oito anos de idade. O Pacto com Municípios está presente em 370 municípios baianos e contempla mais de 145 mil estudantes.