Índice de aprovação do SAC Educação chega a 97%

Em cinco anos de atuação, o SAC Educação, serviço pioneiro desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, desfruta, hoje, de um índice de aprovação entre professores e servidores da rede estadual ainda maior em relação ao ano passado. O índice, que era de 88,3%, em 2013, passou para 97%, em 2014, conforme pesquisa realizada pela Ouvidoria da Secretaria da Educação. O crescimento, de acordo com a coordenadora Luciana Oliveira, é resultado da consolidação de um atendimento de qualidade, em um ambiente adequado, com confiabilidade e agilidade. Desde que foi criado, em 2009, os SAC Educação, que conta com sedes em Salvador e Feira de Santana, já ultrapassou a marca de 205 mil atendimentos presenciais.

“O último levantamento estatístico feito pela Ouvidoria da Secretaria da Educação informa que, do total de registros de elogios recebidos pela Secretaria, entre outubro de 2009 e maio deste ano, 65% são referentes ao SAC Educação”, ressalta Luciana Oliveira. A satisfação dos professores com o serviço pioneiro prestado é revelado no dia a dia. “Eles sempre chegam até nós para elogiar a celeridade do trabalho e a atenção especial que recebem. Estamos atentos à permanente capacitação dos nossos colaboradores para que eles possam prestar o melhor atendimento possível, sempre preservando a qualidade, que é o nosso diferencial e tem se tornado uma referência nacional”, enfatiza.

 

Além da qualidade, o tempo de tramitação dos processos foi otimizado com a implementação dos serviços do SAC Educação. Desse modo, as coordenações internas da Secretaria passaram a se dedicar, exclusivamente, à parte analítica. “Enxergo uma grande evolução do SAC Educação, com profissionais capacitados, prestezas nas informações e celeridade aos processos. Primamos por um serviço e um padrão de qualidade”, disse Luciana.

A professora Maria Helena Santos, do Colégio Estadual Idelzito Eloi de Abreu, no município de Ituberá, é uma das que aprovam o atendimento do serviço. “O atendimento é muito bom, rápido. Estou vindo aqui pela primeira vez e fiquei muito satisfeita”, relata a docente. Gilzete Vieira, professora do Centro de Apoio Pedagógico para Deficiente Visual (CAP), no bairro de Nazaré, em Salvador, conta que já conhecia o serviço e só tem elogios. “Sempre sou logo atendida, e os processos são agilizados muito rapidamente”, afirma.

Serviços – Projeto de parceria entre as secretarias da Educação e Administração, a partir da experiência exitosa do Serviço de Atendimento ao Cidadão, o SAC Educação disponibiliza 120 serviços aos servidores da Educação, que podem tratar de assuntos relacionados à sua vida funcional. Por meio do SAC, o servidor tem acesso a benefícios, folha de pagamento, gratificações, progressão funcional, provimento, entre outros.

O SAC Feira de Santana, implantado em 2012, foi inspirado na experiência da implantação do SAC Educação em Salvador. Desde então, contabiliza mais de oito mil atendimentos em toda a região dos 27 municípios que compõem a Diretoria Regional de Educação de Feira (Direc 2). O SAC Educação, em Feira, também pode receber qualquer outro servidor das demais Direc do Estado.

Também por meio do SAC Educação, o Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor disponibiliza serviços nas áreas da Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Serviço Social e Psicologia, que podem ser agendados pelo telefone 3117-1434 ou pessoalmente, das 8h às 16h, no SAC Educação localizado no Instituto de Cacau, Comércio, em Salvador.

 

Notícias Relacionadas