Instituto Anísio Teixeira (IAT) terá a oportunidade de compartilhar seus projetos desenvolvidos por cinco universidades públicas

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia foi selecionada para preencher uma das oito vagas oferecidas ao Brasil no Programa de Apoio ao Setor Educacional do Mercosul (Pasem). Realizado pelo Ministério de Educação da Argentina, com sede em Buenos Aires, o Pasem constitui-se em uma ação conjunta do Mercosul com a União Europeia, objetivando apoiar a gestão e a implantação de políticas públicas que promovam a formação e o desenvolvimento profissional dos docentes.

A Secretaria da Educação, representada pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT), terá a oportunidade de compartilhar seus projetos estruturantes e iniciativas desenvolvidas por cinco universidades públicas - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade Federal da Bahia (Ufba) e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Com a promoção de missões de estudo de Intercâmbio Regional (Pasentías), o Pasem estimula práticas inovadoras na formação de professores dos quatro países que integram o Mercosul - Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai . “A Pasentía é um espaço compartilhado de aprendizagem, de estudos e análises de políticas e práticas exitosas, visando contribuir com a qualidade educativa nesses países, com foco no reconhecimento dos estudos, na aprendizagem do espanhol e do português, na alfabetização e no uso das Tecnologias da Informação e de Comunicação para o ensino e o aprendizado”, disse Norma Vídero, coordenadora da Pasentía na Bahia e representante da Coordenação de Desenvolvimento da Educação Superior.

A Pasentía da Bahia está prevista para acontecer no período de 2 a 11 de novembro, no IAT e nas universidades estaduais e federais participantes. Segundo Norma Vídero, além de relevantes projetos desenvolvidos pelas universidades, programas como Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio, Ciência na Escola e Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec) serão apresentados como resultado de uma política pública do governo que visa ao fortalecimento da educação na rede estadual.

Notícias Relacionadas