Interprogramas exibidos pela TVE trazem depoimentos de nomes que lutaram contra a ditadura militar

Dentro das atividades relacionadas ao projeto Ditadura Militar – Direito à Memória: 50 anos do golpe de 1964, desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, em parceria com a Secretaria de Cultura, a TVE está exibindo, no intervalo de sua programação, vídeos curtos de um minuto, protagonizados por personalidades que têm uma história de luta contra o regime militar. Os interprogramas também estão disponíveis no Portal da Educação. Confira!

Entre os entrevistados dos interprogramas da TVE, está o economista e professor Paulo Pontes, ex-preso político e atual chefe de gabinete da Secretaria da Educação do Estado. Outros nomes, como Sérgio Guerra, Oldack Miranda, Haroldo Lima, Emiliano José e Carlos Marighella Jr. também gravaram seus depoimentos.

Para o diretor de programação e conteúdo da TVE, o cineasta baiano José Araripe Jr., responsável pelo projeto de gravação dos vídeos, a emissora pública, com esse projeto, cumpre o seu papel de promover uma interface com a cultura e a educação. “Ter abraçado essa iniciativa da Secretaria da Educação e formatá-lo para a TV e para a Internet é, sem dúvida, algo bem gratificante, pois fecha um ciclo fundamental de interesse público: conhecer para não esquecer que a ditadura provocou muitos danos. Infelizmente, temos que relembrar para que estejamos sempre vigilantes”, declarou.

Como criador e cineasta, ao conceber o formato de interprograma e ir buscar no mercado o melhor perfil para realizá-lo – no caso, pelas mãos do diretor Geraldo Moraes –, Araripe Jr. se diz gratificado. “Ao darmos voz a esses personagens esquecidos, estamos fazendo história e permitindo às gerações mais jovens, principalmente os estudantes, que conheçam mais o País e que zelem pela democracia”.

Notícias Relacionadas