Irdeb promove workshop sobre "Comunicação e Zero Discriminação em HIV e AIDS"

Palavras-chave:
Estão abertas as inscrições para o workshop “Comunicação e Zero Discriminação em HIV e AIDS”, que acontece em Salvador, dia 26 de agosto, na sede da TVE Bahia. A oficina é uma ação do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS), com apoio do TVE/Instituto de Radiofusão Educativa da Bahia (Irdeb) e do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).   
 
O curso é voltado prioritariamente para profissionais e estudantes da área de comunicação (jornalismo, publicidade, relações públicas, assessoria de comunicação e outras áreas afins), e traz também uma abordagem relevante para pessoas que trabalham ou que se interessam por temas relacionados a saúde, HIV, AIDS e direitos humanos.
 
O curso será ministrado para uma turma pela manhã (9:30 às 13:00) e outra no período da tarde (14:00 às 17:30). Cada turma terá um limite de 40 vagas. As pessoas interessadas podem se inscrever através deste formulário de inscrição. 
 
As inscrições são gratuitas e vão até dia 23 de agosto.  
 
As oficinas serão realizadas no auditório da TVE Bahia (R. Pedro Gama, 413 E - Federação, Salvador - BA, 40231-000). Ao final do curso, serão entregues certificados de conclusão com o nome do curso e a referência de carga horária. 
 
A oficina busca trazer uma atualização de conceitos e terminologias relacionados ao universo do HIV e da AIDS, além de demonstrações práticas sobre as soluções mais recomendadas e informadas por evidências a respeito da epidemia de HIV, estigma e discriminação, entre outros pontos relacionados. Durante o encontro, busca-se também promover uma reflexão sobre o importante papel da mídia e das diversas áreas da comunicação na resposta à epidemia de HIV. 
 
“Infelizmente, ainda percebemos em nosso monitoramento diário uma predominância de conceitos ultrapassados, terminologias que estigmatizam as pessoas vivendo com HIV e uma falta de cuidado e sensibilidade na cobertura deste tema tanto nas mídias tradicionais quanto nas redes sociais. O objetivo é oferecer ferramentas a estudantes e profissionais para que se tornem aliados do UNAIDS nesse processo de transformação das narrativas sobre HIV e AIDS, contribuindo, de forma efetiva, para a eliminação do estigma e da discriminação, quase sempre alimentados pela desinformação a respeito destes temas”, explica Daniel de Castro, Assessor de Comunicação do UNAIDS no Brasil, facilitador da oficina. “A capacitação faz parte de uma estratégia que busca também incentivar e ampliar o debate nacional sobre HIV e AIDS, abrindo caminhos para que os países-membros das Nações Unidas consigam cumprir o compromisso de acabar com a epidemia de AIDS até 2030, uma meta que faz parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).”
 
O workshop em Salvador é parte de uma série de capacitações semelhantes já realizadas em São Paulo, Recife e Porto Alegre. Até o final deste ano, outras capitais brasileiras também receberão estas oficinas, contemplando as cinco regiões do país. Esta iniciativa faz parte do Plano Conjunto das Nações Unidas sobre HIV e AIDS 2018-2019.
 
UNAIDS
O Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) lidera e inspira o mundo para alcançar sua visão compartilhada de zero nova infecção por HIV, zero discriminação e zero morte relacionada à AIDS. O UNAIDS une os esforços de 11 organizações—ACNUR, UNICEF, PMA, PNUD, UNFPA, UNODC, ONU Mulheres, OIT, UNESCO, OMS e Banco Mundial—e trabalha em estreita colaboração com parceiros nacionais e globais para acabar com a epidemia da AIDS até 2030 como parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Saiba mais em unaids.org.br e se conecte com a gente no Facebook, Twitter e Instagram.
 
Fonte: Ascom/IRDEB
 

Notícias Relacionadas