IV Fórum Nacional da Undime é aberto com delegações de 26 estados brasileiros

O secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, representando o governador Jaques Wagner, foi um dos participantes da solenidade de abertura do IV Fórum Nacional Extraordinário da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), em Praia do Forte, distrito de Mata de São João (75 km de Salvador). O coral de crianças do projeto Criança Cidadã, do município de Mata de São João, abriu os trabalhos na tarde da terça-feira.

O evento, que reúne, até sexta-feira (2/9), mais de dois mil participantes, entre gestores e educadores, representando os 26 estados da federação e 155 municípios, tem como objetivo discutir importantes temas como prova nacional de concurso de ingresso na carreira docente e políticas públicas da educação básica.

“Tenho sido testemunha do trabalho que a Undime tem feito aqui, no nosso estado. Finalmente, a pasta da educação no país entrou, efetivamente, como prioridade”, disse o secretário Osvaldo Barreto, à plateia. Ele ressaltou que a Secretaria da Educação está em fase de elaboração do Plano Nacional da Educação, o qual destacou  a ampliação das fontes de financiamento da educação e a criação de um sistema nacional articulado que garanta o direito de aprender.

Todos pela Escola – Para isso, completou o secretário, a colaboração dos municípios no programa Todos pela Escola é fundamental. “Já temos a adesão de 217 municípios, com a perspectiva de outros 100, no Pacto com Municípios, que tem como meta assegurar que todas as crianças de escolas públicas baianas sejam alfabetizadas até os oito anos de idade”. O prefeito de Mata de São João, João Gualberto, que sediou o fórum, é um dos que estão nessa parceria em prol da educação.

A presidente da Undime e dirigente municipal de Educação de São Bernardo do Campo-SP, Cleuza Repulho, ressaltou que o desafio dos gestores, hoje, é garantir a qualidade da educação pública para todos. “A campanha nacional pelo direito à educação, da qual a Undime participa há 11 anos, só fará sentido quando ela chegar em todos os municípios brasileiros, incluindo os de pequeno porte. E, para que isso aconteça, o percentual do PIB (Produto Interno Bruto) para a educação, que hoje é de 7%, tem que passar para 10%”, afirmou.

Representantes da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Conselho Estadual da Educação (CEE), bem como da Fundação Itaú Social e da Organização dos Estados Íbero-Americanos (OEI), também marcam presença no fórum.

Programação – Até sexta-feira, os participantes se debruçam em temas como Plano Nacional de Educação, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), Prova Brasil, Indicadores da Qualidade na Educação Infantil, Piso Salarial e Plano de Carreira e Remuneração do Magistério. O evento comemora, também, os 25 anos da Undime que, ao longo desse tempo, vem traçando uma história ligada à educação pública desenvolvida nos municípios brasileiros, seja no âmbito infantil, de jovens e adultos ou na educação para a paz.